26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO27a - As ações de cuidado aos ciclos de vida |
23188 - PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS NA INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO DO CUIDADOR E DAS ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM. ANA CAROLINA AYAMI YOSHIOKA FRAZÃO - UEPA, MARCOS JOSÉ RISUENHO BRITO SILVA - UEPA, GIOVANA KARINA LIMA ROLIM - UEPA, LUCAS FERREIRA MARTINS - UEPA, CAMILA LEÃO DO CARMO - UEPA, THAYANE MICHELLE CRAVO DO NASCIMENTO - UEPA, ADRIANY DA SILVA PEREIRA - UEPA, BRUNA RENATA FARIAS DOS SANTOS - UEPA, INGRID PINHEIRO PANTOJA - UEPA, JACKLINE LEITE DE OLIVEIRA - UEPA
Período de Realização Aulas práticas de Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primaria no 2º semestre de 2017.
Objeto da Experiência Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em um centro escola de saúde na região metropolitana de Belém na sala de espera para a consulta pediátrica.
Objetivos Alertar aos cuidadores de crianças (pais, avós, tios), sobre os tipos de acidentes, geralmente domésticos, envolvendo crianças e a forma de prevenção dos mesmos com o intuito de minimizar esses tipos de incidentes para que não haja prejuízos no crescimento e desenvolvimento da mesma.
Metodologia Estudo descritivo, do tipo relato de experiência fundamentado na teoria da problematização realizado com usuários do serviço de saúde pública. Devido à demanda de crianças acidentadas nas Unidades de Saúde e de Pronto Atendimento, notou-se a necessidade de abordar a temática em questão, para tentar minimizar os índices de acidentados, alertando aos cuidadores para medidas simples de prevenção destacando os principais tipos de acidentes. Utilizou-se um folder explicativo no momento da ação.
Resultados A abordagem foi feita pela manhã em exposição oral por parte dos acadêmicos de enfermagem. Utilizou-se de um folder explicativo e ilustrativo que continha os tipos freqüentes de acidentes que ocorrem,eles são: quedas e cortes; queimaduras; choques elétricos; afogamentos; ingestão de objetos e medicamentos; sufocamentos e autossegurança. E também, a forma de prevenção dos mesmos, destacando sempre a responsabilidade do cuidador quanto à prevenção de eventuais acidentes.
Análise Crítica Segundo o ministério da saúde, acidentes domésticos são a principal causa de morte em crianças até os nove anos de idade, ou seja, o perigo está dentro de casa e nas atitudes ou falta de atitude dos cuidadores das mesmas. As orientações de enfermagem quanto à prevenção de acidentes infantis torna-se absolutamente necessária nas Unidades Básicas e Estratégias Saúde da Família para prevenir e/ou minimizar essas ocorrência tão frequentes que geralmente são tratadas com descaso.
Conclusões e/ou Recomendações É dever do(a) Enfermeiro(a) orientar os cuidadores sobre os riscos domésticos aos quais as crianças estão vulneráveis. Os cuidadores devem ter atenção redobrada, pois acidentes podem acontecer a qualquer momento e evitá-los é fundamental para prevenir danos futuros ao crescimento e desenvolvimento da criança, sejam eles físicos ou psicológicos. Esta é uma abordagem de grande relevância, pois pode prevenir sofrimentos para a criança e à família.
|