29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13ac - Educação e Formação em Saúde |
28962 - A EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DA AVALIAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM SAÚDE COLETIVA DA UFRJ. DENISE CAMPOS VERGINIO - IESC/UFRJ, ELANEIDE ANTONIO ANTUNES - IESC/UFRJ, IARALYZ FERNANDES FARIAS - IESC/UFRJ, NARAYANI MARTINS ROCHA - IESC/UFRJ, SANDRA MARIA BEZERRA DO NASCIMENTO - IESC/UFRJ, EGLÉUBIA ANDRADE DE OLIVEIRA - IESC/UFRJ, LEYLA GOMES SANCHO - IESC/UFRJ
Período de Realização Atividade realizada entre os meses agosto e dezembro de 2016.
Objeto da Experiência Proposta didático-pedagógica da disciplina Avaliação em Saúde na Graduação em Saúde Coletiva da UFRJ, a partir de dados de um município fictício.
Objetivos Discorrer sobre a importância da aprendizagem da Avaliação em Saúde na formação de graduandos de Saúde Coletiva, através da elaboração de um programa de saúde para reduzir os efeitos do problema selecionado e construção de um instrumento avaliativo do programa proposto.
Metodologia Identifica-se uma situação problema a partir da análise dos dados socioeconômicos e epidemiológicos do município, e assim formular a proposição de um programa como meio de intervenção. A formalização do modelo lógico teórico subsidia a avaliação do programa por meio da apreciação normativa, a fim de emitir um juízo sobre a sua estrutura, processo e resultado, à luz de critérios e normas e parâmetros.
Resultados A seleção do problema (alta taxa de mortalidade por HIV), e do nó crítico (abandono do tratamento ARV), pautou-se nos altos valores dos indicadores, ao comparados com a média nacional. A teoria do programa proposto, que tem a busca ativa e o aconselhamento como atividades promotoras da continuidade do tratamento, reduziria o abandono do tratamento e mortalidade por HIV/AIDS. Na modelização da intervenção, propôs-se indicadores de estrutura, processo e resultado para avaliação do programa.
Análise Crítica A atividade proposta foi desafiante por exigir a articulação dos conhecimentos apreendidos nas disciplinas de Políticas de Saúde, Planejamento em Saúde, Gestão e Epidemiologia. Sua complexidade fica por conta da necessidade de compreender os indicadores socioeconômicos e epidemiológicos do município, comparando-os aos nacionais; a proposição de uma intervenção adequada ao contexto; e em especial, a definição do melhor tipo de avaliação a ser executada e o estabelecimento de parâmetros.
Conclusões e/ou Recomendações A disciplina constitui um espaço pedagógico onde os discentes puderam aplicar conhecimentos apreendidos ao longo da graduação, tendo em vista a perspectiva multidisciplinar do processo de avaliação de uma intervenção em saúde. Nesse sentido, a proposta didático-pedagógica empreendida é imprescindível na formação do bacharel em Saúde Coletiva, no sentido de afirmar o seu papel no Sistema Único de Saúde.
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