29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13ac - Educação e Formação em Saúde |
28722 - OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS DA INSERÇÃO DOS NOVOS ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA NO CONTEXTO DO SUS, TENDO COMO PARÂMETRO AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES APROVADAS PELO MEC ARTHUR ALEXANDRE VIRTUOSO - UNIVERSIDADE FEEVALE, JOCINEI SANTOS DE ARRUDA - UNIVERSIDADE FEEVALE, NIVA MARIA ALMEIDA CHAMIS - UNIVERSIDADE FEEVALE
Período de Realização O período avaliado vai do início do curso de medicina em agosto/2017 até fevereiro/2018
Objeto da Experiência Experiência pedagógica desenvolvida na disciplina: Saúde e Sociedade junto aos alunos do curso de medicina Universidade Feevale de N. Hamburgo
Objetivos - Buscar desenvolver atividades educacionais que preconizem as novas diretrizes curriculares aprovadas para os cursos de medicina no Brasil;
- Desenvolver junto aos alunos do curso de medicina as habilidades e competências necessárias para o exercício da medicina junto ao SUS;
Metodologia Três professores (2 médicos/1 sociólogo) trabalham as políticas de saúde, com Inserção dos alunos nos cenários de prática desde o primeiro semestre. Cada turma tem em torno de 30 alunos. Estes são divididos em grupos de 10 alunos por cada professor. Os alunos iniciam com atividades junto a ESF, UBS e UPA e vão evoluindo nos demais semestres até conhecer toda estrutura do sistema, tendo com base um aprendizado crítico-reflexivo com uso de portfólio, narrativas, metodologias ativas.
Resultados Muitos dos alunos do curso de medicina vem de famílias com nível socioeconômico elevado, onde o contato com SUS é praticamente inexistente. O pouco que sabem sobre o sistema na maior parte das vezes vem através de fatos divulgados na mídia, onde a situação muitas vezes é descrita de forma negativa. O contato desde o primeiro semestre com a realidade do serviço e dos usuários/pacientes mudou positivamente a visão dos alunos em relação ao sistema e sobre a realidade social encontrada.
Análise Crítica A aprovação das novas diretrizes curriculares passou a ser um novo desafio para as universidades, que precisam repensar o seu processo pedagógico, preconizando aspectos como interdisciplinaridade e o fortalecimento do SUS nas atividades realizadas. Neste sentido, a Universidade criou a disciplina de saúde e sociedade para fazer frente a esses desafios. Os professores que atuam nessa disciplina tem larga experiência junto ao SUS e formação acadêmica em saúde pública.
Conclusões e/ou Recomendações Os primeiro resultados verificados através de relatos são positivos e ratifica a necessidade da inserção dos alunos de medicina o mais cedo possível junto ao SUS (princípios e diretrizes) e, na realidade social da população, valorizando a importância do trabalho de equipe, das atividades multiprofissionais, da interdisciplinaridade, do reconhecimento da influência dos determinantes sociais no processo saúde-doença.
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