29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13ac - Educação e Formação em Saúde |
28423 - A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS INSERÇÕES DO PET-GRADUASUS ELOYSA NEZELLO MOSIMANN - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, CLARICE APARECIDA MUNARO - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, THAÍS FÁVERO ALVES - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, ANGÉLICA GARCIA COUTO - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, MARA LÚCIA PAMPLONA - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, MARIELE MACIEL DA SILVA - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, MICHELLY HÉRIKA NUNES DOS SANTOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, KAELLEM CARVALHO DE SOUZA - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
Período de Realização A experiência relatada ocorreu nos anos de 2016 e 2017 na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.
Objeto da Experiência Metodologias ativas desenvolvidas com alunos da UNIVALI por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS) em Itajaí/SC.
Objetivos Relatar as metodologias ativas utilizadas, no contexto do PET- Saúde/GraduaSUS, por preceptores durante as duas inserções de acadêmicos de 2º período de 10 cursos da área da saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e território adscrito.
Metodologia As metodologias ativas aplicadas nas inserções dos acadêmicos foram construídas coletivamente pelos profissionais das UBS (preceptores), professores dos cursos envolvidos e tutoras responsáveis pelo programa, considerando os conteúdos integradores comuns trabalhados em sala de aula. A metodologia utilizada na 1º inserção foi o passeio ambiental e na 2º inserção foi a visita domiciliar (VD). Sempre que o horário de aula coincidia, as inserções eram realizadas com acadêmicos de diferentes cursos.
Resultados As metolodologias contribuiram para reflexão acerca da determinação social na produção de saúde no território e da intrínseca relação entre a forma que as pessoas adoecem e o contexto que elas vivem. Ética, vínculo e humanização são práticas que necessitam ser vivenciadas através de contato com pessoas. Sendo assim, a VD com a equipe ESF foi uma forma eficiente de proporcionar ao acadêmico a prática desses três conceitos, facilitando a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala.
Análise Crítica A inserção de acadêmicos de 2º período dos cursos da saúde na realidade do SUS vai ao encontro das Diretrizes Curriculares Nacionais, fortalecendo a integração ensino-serviço-comunidade. Esta aproximação contribui para efetivação do novo modelo de atenção à saúde, com enfoque na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde e formação de profissionais críticos/reflexivos. As inserções em grupos multidisciplinares proporcionaram importante troca de saberes enriquecendo as discussões.
Conclusões e/ou Recomendações O contato direto dos acadêmicos precocemente com a comunidade oportuniza a integração de conhecimentos teóricos ativamente em relação ao objeto de estudo. Notou-se que as estratégias metodológicas adotas convergiram aos debates esperados nos cenários de prática e em sala, complementando os conteúdos teóricos integradores de: conceito ampliado de saúde, determinação social, atenção básica como estruturante do SUS, ética, humanização e cuidado.
|