29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13ac - Educação e Formação em Saúde |
28316 - DIÁRIOS DE BORDO DE ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA UFRJ: CONHECENDO LOCAIS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL SANITARISTA FERNANDO DA COSTA FERREIRA - UFRJ, PAULA CRISTINA PUNGARTNIK - UFRJ, CARLOS ALBERTO FARIAS DA SILVA JUNIOR - UFRJ, SIMONE MARIE BERTHE MEDINA WOLFGANG - UFRJ
Período de Realização Entre 06 de março de 2017 e 08 de julho de 2017.
Objeto da Experiência Equipamentos de saúde dos níveis de atenção primária, secundária e terciária do município do Rio de Janeiro, pertencentes às CAPs 1.0 e 3.1.
Objetivos Difundir a percepção dos alunos ingressantes quanto às relações entre equipes multiprofissionais e pacientes das unidades, aos múltiplos cenários dos níveis de atenção, organização e gestão nos serviços de saúde, e aos sistemas de notificações, referência e contrarreferência dos usuários.
Metodologia Os 40 discentes da disciplina “atividades integradas em saúde coletiva 1” foram divididos em 6 grupos e, com o auxílio de seus professores, realizaram visitas a diversos equipamentos de saúde do Rio de Janeiro, como clínicas da família, CAPS, CAPS AD, UPAs, hospitais de assistência de média e alta complexidade, além de uma maternidade. Propôs-se a elaboração de um diário de bordo por cada estudante, contendo dados sobre os equipamentos e suas experiências durante as visitas.
Resultados Ao final do módulo, cada estudante entregou à coordenadora da disciplina “atividades integradas em saúde coletiva 1” seu diário de bordo impresso. Os diários de bordo foram tratados como “trabalhos de participação”, ou seja, seu conteúdo foi considerado como experiências individuais, não cabendo, pois, avaliá-los por “certo” ou “errado”. Além da entrega do diário de bordo dos respectivos alunos, notou-se também o número de presenças destes nas visitas para a nota final individual na disciplina.
Análise Crítica As atividades proporcionaram aos estudantes ingressantes conhecimento extenso sobre os serviços prestados por alguns dos equipamentos das CAPs 1.0 e 3.1 do município do Rio de Janeiro, que poderá ser utilizado como base para as disciplinas dos próximos períodos da graduação e para a atuação dos futuros sanitaristas no mercado de trabalho. Além disso, promoveu experiência prática aos discentes em relação aos princípios do SUS pela integralidade apresentada na linha do cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações Visitar equipamentos de saúde pública no primeiro ano do curso de graduação em saúde coletiva é uma experiência enriquecedora para os estudantes, pois a partir da vivência nos diversos locais de atuação do profissional sanitarista é possível elaborar suas primeiras ideias ligadas à realizáveis mudanças e melhorias no sistema público de saúde. Além disso, gera maior visibilidade dos discentes de um curso relativamente novo a nível de graduação.
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