29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13ac - Educação e Formação em Saúde |
26921 - APROXIMAÇÕES ENTRE O SUS E A JUVENTUDE: UMA AÇÃO NECESSÁRIA DENIS WILLIAM GRIPA - UNIFEBE - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE
Período de Realização Esta ação foi realizada durante o ano letivo de 2016, entre os meses de setembro e outubro
Objeto da Experiência Com uma turma de nono ano do ensino fundamental, o objeto da experiência foi aproximar às temáticas inerentes a saúde da realidade vivida pelos jovens
Objetivos Tematizar de maneira horizontal e dialógica a saúde na vida dos jovens;
Compreender como os jovens percebem o SUS, aproximando-os do sistema;
Refletir de maneira crítica o processo de corresponsabilização de toda a sociedade para com o SUS.
Metodologia A partir dos objetivos expostos, a turma composta por 30 jovens com idade entre 14 e 15 anos foi convidada durante a disciplina de Educação Física, a conversar inicialmente sobre suas percepções acerca da saúde e da promoção da saúde em suas vidas, utilizando como instrumento de trabalho as rodas de conversa. Em um ambiente dialógico e mantendo as relações horizontalizadas, as discussões foram tomando o rumo da saúde pública no Brasil, sobre o nosso sistema de saúde e seus desafios
Resultados É inegável que as primeiras falas dos jovens sempre se remetiam a concepções behavioristas de saúde e promoção da saúde com os hábitos saudáveis, e os discursos preventivistas em relação às doenças. Porém, através das problematizações propiciadas pelo docente, as discussões foram tomando um espectro coletivo de saúde, até que por fim se concentraram em nosso sistema de saúde e seus desafios. O principal resultado deste trabalho foi o processo de reflexão desencadeado nos jovens.
Análise Crítica A aproximação do SUS com a juventude nos aproximou da latente necessidade de aumentarmos a participação popular e o controle social nas políticas públicas brasileiras. A construção de um sentimento de pertencimento em relação ao SUS se mostra como um caminho pertinente, e um espaço promissor para isto é a escola. Sem imposições verticais, e objetivando mostrar aos jovens todos os direitos e deveres que temos na permanente construção do sistema, podemos caminhar para o “SUS que queremos”
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se através de tal prática que aproximar o SUS da juventude pode ser uma ferramenta interessante na permanente construção do sistema. Os jovens se mostraram abertos a discutir e problematizar conceitos, mudar opiniões, quebrar paradigmas e lançar outros olhares para o SUS a partir dos rumos tomados nas rodas de conversa. Ressalto que este trabalho não deve ser exclusivo do setor saúde tendo em vista que todos somos corresponsáveis pelo SUS
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