29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13ac - Educação e Formação em Saúde |
26429 - GRUPO DE ESTUDOS EM SAÚDE MENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO EM SAÚDE: NOTAS DE UMA EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) ADULTO IARA MOURADIAN PEDÓ - CAPS ITAPEVA/ PUC SP, PATRÍCIA BURGOS DE OLIVEIRA LEITE - CAPS ITAPEVA E PPG DO PSC - IP - USP, LUCAS HANGAI SIGNORINI - CAPS ITAPEVA E PPG DP PSA - IP - USP
Período de Realização Grupo realizado entre os meses de março e junho de 2016 e março e junho de 2017.
Objeto da Experiência Transmissão de conteúdo teórico articulado à prática em saúde mental no SUS na formação de profissionais em programa de aprimoramento multiprofissional.
Objetivos Ampliar repertório teórico sobre SUS e saúde mental; promover reflexão crítica de práticas; promover aproximação de profissionais recém formados às políticas públicas; favorecer a articulação coletiva para a construção de novos saberes em saúde pública; promover interesse pela formação permanente.
Metodologia Grupo de estudos formado por 8 profissionais em Aprimoramento Multiprofissional em Saúde Mental de um CAPS. Encontros semanais com duração de 2 horas, sob responsabilidade de 3 coordenadores, que por sua vez são profissionais da equipe do CAPS. Aprimorandos liam previamente os textos, trazendo reflexões ao grupo junto aos coordenadores. Teoria e prática eram colocados em questão e, deste processo, indagações sobre o fazer em saúde e algumas questões de pesquisa puderam ser desdobradas.
Resultados A leitura de 30 textos, organizada em eixos temáticos, disparou debates acerca de temas como loucura, cidadania e direitos, muitas vezes articulando-se com experiências de trabalho também vivenciadas pelos aprimorandos. Parte das questões levantadas se desdobraram em problemas de pesquisa, desenvolvidas posteriormente nos trabalhos de conclusão de aprimoramento, com ênfase na clínica ampliada e questões pertinentes a raça, classe e gênero em suas articulações com o trabalho em CAPS.
Análise Crítica É notável a dificuldade de “avaliar” o aprendizado em saúde pública. Não se trata de avaliar apenas o conteúdo apreendido, mas como o conhecimento se articula com a prática cotidiana e quais são os efeitos de um grupo de estudos para a formação profissional. O grupo de aprimoramento também expõe como muito da bibliografia “canônica” por vezes parece datada, pouco conversando com a atual situação do SUS - o que coloca em cena a importância de novas práticas e novas pesquisas em desenvolvimento.
Conclusões e/ou Recomendações A manutenção de espaços de estudo viabiliza o contato com as premissas teóricas e com o registro do processo histórico que sustenta os dispositivos nos quais trabalhamos atualmente. Além disso, podem funcionar como momentos de reflexão crítica sobre a prática, isto é, um momento em que para além da pressão do fazer cotidiano e da assistência aos usuários, profissionais (em aprimoramento ou como educação continuada) podem qualificar seu trabalho.
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