29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13ac - Educação e Formação em Saúde |
25100 - SAÚDE COLETIVA; ESTRUTURAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR E SEU PROJETO DE EXTENSÃO ÁSTER ABEL CARVALHO VIEIRA - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, CARLA RAFAELA DONEGÁ - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, MARTA ANGELA MARCONDES - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, FLÁVIO LIMA RAMOS - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, PAULA NEMER CAMARGO - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, EDNA VANESSA DA SILVA - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, LARA NASCIMENTO BORGES - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, ALDA JOYS MAIA DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, ANDRESSA PEREIRA DE LUCENA - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, DEBORAH DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, PAULO CESAR HYPOLITO - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
Período de Realização De julho de 2016 a dezembro de 2017
Objeto da Experiência Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Coletiva e seu projeto de extensão
Objetivos Criar e estruturar a Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Coletiva e seu projeto de extensão dentro do contexto de educação interprofissional
Metodologia Após a mudança no estatuto das ligas, do curso de medicina, para inclusão de alunos de outros cursos, houve sua fundação em 2016, primeira liga interdisciplinar da universidade. Foi realizada seleção dos membros e iniciadas as aulas e reuniões para capacitação dos alunos quanto a conceitos inerentes a saúde coletiva e organização do projeto social. Foi firmada parceria com a ONG Sonho de Criança, localizada na represa Billings em São Bernardo do Campo-SP, e realizados os atendimentos em 2017.
Resultados A liga possui alunos de Ed. Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Nutrição, 15 membros e quatro professores coordenadores. O projeto de extensão intitulado “Águas que Curam: um novo olhar sobre o Reservatório Billings” veio ao encontro da demanda por um atendimento em equipe multidisciplinar para a comunidade do braço do Taquacetuba do reservatório. A partir da estruturação, foram realizadas 4 aulas para capacitação dos alunos, 85 atendimentos e 71 exames em 5 encontros com a comunidade.
Análise Crítica A Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Coletiva-LAISC surge como anseio de alunos do núcleo da saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul-USCS por uma liga que proporcionasse um trabalho interdisciplinar pautado na educação interprofissional. O intuito é promover a educação popular em saúde e educação permanente em saúde por meio de metodologias participativas, tendo esta prática como finalidade a integralidade do cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações Apesar das mudanças das diretrizes curriculares nacionais com a inserção da educação interprofissional dentro dos cursos da área da saúde, ainda é necessária uma quebra de paradigma por parte de professores e alunos para mudança nas interações de trabalho, troca de experiências e respeito a diversidade.
|