29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13ac - Educação e Formação em Saúde |
23830 - II ENCONTRO RORAIMENSE ESTUDANTIL DE SAÚDE PÚBLICA E EDUCAÇÃO (ERESPE): INICIATIVA E RESPONSABILIDADE SOCIAL CÁSSIA IASMIN DE SOUZA NASCIMENTO - UFRR, ISABELA VANESSA SAMPAIO DOS REIS - UFRR, KAROLAINE LIMA SOUZA - UFRR, ÁUREA SÉRGIA DA SILVA MACÊDO - UFRR, JOÃO VICTOR SATRAPA SILVA - UFRR, RAPHAEL BARROS ROCHA - UFRR, IGOR DOS SANTOS COSTA - UFRR, ITALLO DE SOUZA ALMEIDA - UFRR, WAGNER DO CARMO COSTA - UFRR, BIANCA JORGE SEQUEIRA - UFRR
Período de Realização Dias 10 e 11 de novembro de 2017.
Objeto da Experiência Encontro promovido pelo Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), envolvendo alunos, profissionais e comunidade externa.
Objetivos Promover espaços de discussão sobre o conceito ampliado de saúde e educação em saúde sob a perspectiva discente, analisando o histórico e a conjuntura atual do Brasil, com enfoque no Sistema Único de Saúde, na Reforma Sanitária e na determinação social do processo saúde e doença.
Metodologia Realizado na UFRR, o II ERESPE contou com a participação de estudantes de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Relações internacionais e outros cursos, além de profissionais de saúde e comunidade externa. Sua programação foi construída a partir de eixos temáticos como as iniquidades sociais e a saúde e o adoecimento da população negra e LGBT, dentre outros, os quais foram abordados por meio de mesas redondas e oficinas. Tais espaços proporcionaram discussões e reflexões acerca da saúde coletiva.
Resultados Participação significativa dos estudantes nos espaços de debates, evidenciando o desenvolvimento do pensamento crítico acerca da construção e promoção do conceito atual de saúde e possibilitando a ampliação da visão e a prática dos acadêmicos enquanto protagonistas do seu processo de formação. O evento propiciou a articulação para a construção da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da UFRR, criada em janeiro de 2018, representando assim uma importante conquista para a saúde coletiva do estado.
Análise Crítica A educação em saúde tem por diretriz a plena vinculação técnica, política, social e histórica com o setor da saúde pública, no Brasil. Entretanto, tal vínculo permanece, em muitos momentos, em segundo plano na prática dos currículos universitários, formando profissionais com perfis dissociados do ambiente prático da saúde. Eventos estudantis que visem associar a educação em saúde e a saúde pública são espaços de enriquecimento na formação de um perfil emancipatório de egresso.
Conclusões e/ou Recomendações O II ERESPE mostrou-se uma potencial ferramenta para a construção de uma formação acadêmica em que o cerne seja o entendimento sobre a determinação social do processo saúde-doença e a responsabilidade sociopolítica do profissional sobre o sistema de saúde. Contribuiu para o fortalecimento de um processo de transformação social e da saúde coletiva em Roraima através da criação da primeira Liga Acadêmica de Saúde Coletiva.
|