29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13ac - Educação e Formação em Saúde |
22809 - O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ÉRICA CESÁRIO DEFILIPO - UFJF/GV, LUCAS LIMA BARBOSA - SMS/GV, AILLA KAROLYNE CAETANO AGUIAR - UFJF/GV, ADRIELE CRISTINA BEATO ALVES CALDEIRA - UFJF/GV, DAIANE ALVES FROEDER - UFJF/GV, YANKA ROCHA LEAL RODRIGUES - UFJF/GV, LUCIANA DE CÁSSIA CARDOSO - UFJF/GV, CAMILA TEIXEIRA VAZ - UFJF/GV
Período de Realização Maio de 2016 a Abril de 2017.
Objeto da Experiência Acadêmicos do curso de Fisioterapia da UFJF/GV participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde GraduaSUS).
Objetivos Relatar as experiências vivenciadas, durante as atividades do PET-Saúde GraduaSUS, por acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora/ campus Governador Valadares (UFJF/GV) em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município de Governador Valadares.
Metodologia Participaram das atividades acadêmicos e docentes do curso de Fisioterapia e um enfermeiro da UAPS. Para nortear o planejamento e programação de ações em saúde foi elaborado o diagnóstico situacional da UAPS. O grupo vivenciou como funciona o SUS por meio do acompanhamento da rotina, observação do fluxo de atendimentos multiprofissionais, entrevistas com usuários e profissionais, reconhecimento do território junto aos Agentes Comunitários de Saúde e visitas domiciliares na área de abrangência.
Resultados A partir das atividades desenvolvidas foi possível analisar as condições de saúde e risco da população atendida pela ESF, permitindo a elaboração do Planejamento Estratégico Situacional e criação de um projeto de intervenção com a finalidade de atender especificamente às gestantes/mães e aos cuidadores, visto que o principal problema encontrado foi a ausência de promoção da educação em saúde para esses dois grupos específicos da comunidade.
Análise Crítica A compreensão precoce das circunstâncias ambientais, socioculturais e econômicas das quais emergem as condições de saúde é fundamental para a formação do profissional de saúde. O desenvolvimento de ações interdisciplinares de educação e assistência em saúde e o incentivo ao trabalho em equipe contribui na formação dos acadêmicos e profissionais de saúde e colabora para a qualificação da atenção básica e na consolidação do SUS.
Conclusões e/ou Recomendações O PET-Saúde GraduaSUS contribuiu para a formação profissional dos acadêmicos do curso de Fisioterapia, a partir da construção de uma visão crítica-reflexiva do processo saúde-doença-cuidado, integrado à realidade e às necessidades do SUS, além de permitir a iniciação ao trabalho em equipe e vivência precoce dos estudantes nos campos de práticas, visando um modelo curricular interdisciplinar a partir da integração ensino-serviço-comunidade.
|