Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13ab - Educação, informação e comunicação na universidade e nos serviços

27612 - QUE É MEDICINA NARRATIVA?
BRUNO PEREIRA STELET - ENSP / UFRJ, LUIS DAVID CASTIEL - ENSP, DANIELLE RIBEIRO DE MORAES - ENSP


Apresentação/Introdução
A Medicina Narrativa pode ser explicitada como prática e disposição intelectual que permite aos médicos perceberem para além dos mecanismos biológicos: busca-se somar à leitura de sinais do corpo uma decodificação das narrativas e outros indícios verbais e não-verbais dos pacientes. Tal habilidade requer abertura não apenas cognitiva, mas da esfera dos valores na experiência do encontro clínico.


Objetivos
O objetivo deste estudo é compreender a constituição do que se tem convencionado chamar de Medicina Narrativa (Narrative Medicine), em especial no âmbito da formação médica.


Metodologia
Por meio da analise de textos considerados fundamentais para a temática da Medicina Narrativa e análise de conteúdo do documento “The development of narrative practices in medicine c.1960–c.2000”, traçamos os principais movimentos, disciplinas e campos que repercutiram na constituição da Medicina Narrativa, situado no campo das Humanidades Médicas. O documento em análise é produto de um seminário produzido pela Wellcome Trust e funcionou como um grupo focal com os principais autores internacionais do campo, além de médicos, professores, linguistas e filósofos que ajudaram a construir o debate acadêmico das relações entre narratividade e medicina desde os anos 1960.


Resultados
A Medicina Narrativa foi sendo constituída tendo por base a “virada narrativa” das ciências sociais e humanas desde meados do século passado. Identificamos, em especial três eixos: a) os Estudos Literários e a interface com a Semiótica originando a Narratologia; b) a Antropologia Médica com a valorização da experiência de adoecimento (illness) em oposição à doença (disease); c) o desenvolvimento de estudos sobre Hermenêutica e da própria Fenomenologia e suas traduções para o campo da saúde.


Conclusões/Considerações
O emergente debate da Medicina Narrativa coloca em relevância a necessidade de maior porosidade da prática clínica a contribuições de outras áreas do saber como Filosofia, Literatura, Comunicação e Sociologia. É fundamental amplificar os elementos do universo interpretativo do clínico para ser capaz de reconhecer os contextos narrativos onde falas, significados e demandas dos pacientes sejam compreendidos para além da engessada anamnese.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360