29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13ab - Educação, informação e comunicação na universidade e nos serviços |
27288 - FORMAÇÃO DA DOULA E ATENÇÃO AO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL NA ATENÇÃO BÁSICA MORGANA ENEILE TAVARES DE ALMEIDA - UNIRIO
Período de Realização As ações ocorreram entre setembro de 2016 e junho de 2017.
Objeto da Experiência Constituir um mapa de conhecimentos necessários para Doulas e sua atuação na Educação Perinatal em Clínicas da Família no Rio de Janeiro.
Objetivos Construir uma matriz de formação para Doulas no estado do Rio de Janeiro.
Colaborar com a Educação Perinatal de gestantes e seus familiares, cooperando com os demais profissionais de UBS.
Consolidar o papel da Doula como integrante da atenção multidisciplinar do ciclo gravídico-puerperal.
Metodologia Encontros presenciais com Doulas (Rodas) para elencar ausências e presenças nas formações, contrastadas com a atuação prática na assistência à mulher.
Levantamento bibliográfico de matrizes de formação.
Seminário com formadores e Doulas para a constituição de uma matriz curricular.
Coleta de dados através de formulário on-line
Realização de grupos de gestantes em unidades básicas de saúde envolvendo os conhecimentos e habilidades discutidos para a atenção à gestante e família.
Resultados Foram realizados 3 encontros presenciais – rodas e Seminário, com Doulas atuantes na rede pública e privada.
Banco de dados sobre formação envolvendo 107 doulas.
Matriz curricular da Doula aprovada em Assembleia da Associação de Doulas do Rio de Janeiro constituindo parâmetro de conhecimentos e habilidades.
Aplicação dos conhecimentos em 3 unidades da Clínica da Família da cidade do Rio de Janeiro.
Ampliação da possibilidade de escopo de atuação da Doula na assistência na rede pública de saúde.
Análise Crítica A profissão Doula ainda é desconhecida e o acesso segue restrito à uma pequena parcela populacional. A construção de uma matriz deu maior transparência para a relação com gestores, possibilitando novos locais de atuação.
A baixa representatividade da prática humanizada no ciclo gravídico-puerperal é um desafio para a atuação da Doula na Educação Perinatal, uma vez que a transmissão dos saberes e a realização das atividades ampliaram as expectativas das gestantes por um parto digno e respeitoso.
Conclusões e/ou Recomendações A atuação da Doula é limitada pelo desconhecimento das equipes multidisciplinares sobre a atuação profissional, pelo cotidiano de violência obstétrica e precariedades estruturais da atenção no SUS no Rio de janeiro. Além da matriz curricular e organização, é necessário vencer obstáculos de regulação da legislação e constituído modelo de introdução no SUS, ampliando a qualidade da experiência de gestação, parto e puerpério das mulheres
|