Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13ab - Educação, informação e comunicação na universidade e nos serviços

26112 - METODOLOGIA PARTICIPATIVA EM DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO EM SAÚDE NA PÓS GRADUAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE MODELO TEÓRICO-LÓGICO E MATRIZ AVALIATIVA
MARCELA GOMES FERREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, JÉSSICA MASCENA DE MEDEIROS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, DANIELA ALBA NICKEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, MARIA CRISTINA MARINO CALVO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, SONIA NATAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, JOSIMARI TELINO DE LACERDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, CLAUDIA FLEMMING COLUSSI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA


Período de Realização
A experiência ocorreu de 09 de agosto a 29 de novembro de 2017.


Objeto da Experiência
Metodologia participativa com construção de modelo e matriz avaliativa na disciplina Avaliação em Saúde em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.


Objetivos
Relatar experiência do uso de metodologia participativa a partir da construção de modelo teórico-lógico e matriz avaliativa entre docentes, discentes e alunos externos em disciplina de Avaliação em Saúde na pós graduação em Saúde Coletiva.


Metodologia
A disciplina teve 16 encontros (45 horas) e tratou de conceitos de avaliação e modelização. Os alunos dividiram-se em 5 grupos conforme temas afins e cada um escolheu um artigo de avaliação em saúde. Foram realizadas três apresentações por grupo no período, abordando: o artigo selecionado, finalidade, tipo e interessados na avaliação, descrição do objeto, proposta de modelo teórico-lógico e de matriz avaliativa. Na aula anterior às apresentações, os docentes apresentavam o conteúdo teórico.


Resultados
A disciplina contou com 19 participantes, entre docentes, discentes de mestrado e doutorado, com formações e experiências prévias variadas em avaliação em saúde. O produto final da disciplina foi a apresentação do percurso realizado por cada grupo para a construção do modelo e matriz avaliativa. Os modelos foram aperfeiçoados a partir de discussões entre todos, aprimorando o conhecimento e apropriação de conteúdos e técnicas em questão.


Análise Crítica
A união de diferentes níveis de conhecimento em avaliação e de diferentes áreas de formação em uma disciplina abriu possibilidades de ensino-aprendizagem entre os próprios discentes, e enriqueceu as discussões. As apresentações a respeito da análise do artigo e a proposta do modelo teórico- lógico facilitou a apropriação de conteúdos da disciplina de avaliação, desenvolveu o pensamento crítico e despertou a curiosidade dos discentes para novas leituras.


Conclusões e/ou Recomendações
A construção conjunta de modelo avaliativo fomentou o debate e a experiência prática proporcionou reconhecimento das potencialidades e obstáculos de trabalhos avaliativos. A metodologia participativa, através de leituras de textos, análise do artigo, apresentações e construção de modelo para avaliação, teve papel fundamental para o sucesso da disciplina em apresentar os conceitos básicos de avaliação e despertar pensamento crítico nos discentes.

Trabalhos Científicos

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às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360