29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13ab - Educação, informação e comunicação na universidade e nos serviços |
26112 - METODOLOGIA PARTICIPATIVA EM DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO EM SAÚDE NA PÓS GRADUAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE MODELO TEÓRICO-LÓGICO E MATRIZ AVALIATIVA MARCELA GOMES FERREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, JÉSSICA MASCENA DE MEDEIROS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, DANIELA ALBA NICKEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, MARIA CRISTINA MARINO CALVO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, SONIA NATAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, JOSIMARI TELINO DE LACERDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, CLAUDIA FLEMMING COLUSSI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Período de Realização A experiência ocorreu de 09 de agosto a 29 de novembro de 2017.
Objeto da Experiência Metodologia participativa com construção de modelo e matriz avaliativa na disciplina Avaliação em Saúde em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
Objetivos Relatar experiência do uso de metodologia participativa a partir da construção de modelo teórico-lógico e matriz avaliativa entre docentes, discentes e alunos externos em disciplina de Avaliação em Saúde na pós graduação em Saúde Coletiva.
Metodologia A disciplina teve 16 encontros (45 horas) e tratou de conceitos de avaliação e modelização. Os alunos dividiram-se em 5 grupos conforme temas afins e cada um escolheu um artigo de avaliação em saúde. Foram realizadas três apresentações por grupo no período, abordando: o artigo selecionado, finalidade, tipo e interessados na avaliação, descrição do objeto, proposta de modelo teórico-lógico e de matriz avaliativa. Na aula anterior às apresentações, os docentes apresentavam o conteúdo teórico.
Resultados A disciplina contou com 19 participantes, entre docentes, discentes de mestrado e doutorado, com formações e experiências prévias variadas em avaliação em saúde. O produto final da disciplina foi a apresentação do percurso realizado por cada grupo para a construção do modelo e matriz avaliativa. Os modelos foram aperfeiçoados a partir de discussões entre todos, aprimorando o conhecimento e apropriação de conteúdos e técnicas em questão.
Análise Crítica A união de diferentes níveis de conhecimento em avaliação e de diferentes áreas de formação em uma disciplina abriu possibilidades de ensino-aprendizagem entre os próprios discentes, e enriqueceu as discussões. As apresentações a respeito da análise do artigo e a proposta do modelo teórico- lógico facilitou a apropriação de conteúdos da disciplina de avaliação, desenvolveu o pensamento crítico e despertou a curiosidade dos discentes para novas leituras.
Conclusões e/ou Recomendações A construção conjunta de modelo avaliativo fomentou o debate e a experiência prática proporcionou reconhecimento das potencialidades e obstáculos de trabalhos avaliativos. A metodologia participativa, através de leituras de textos, análise do artigo, apresentações e construção de modelo para avaliação, teve papel fundamental para o sucesso da disciplina em apresentar os conceitos básicos de avaliação e despertar pensamento crítico nos discentes.
|