Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13ab - Educação, informação e comunicação na universidade e nos serviços

24451 - CURSO DE PRÁTICAS DOCENTES NA SAÚDE: REFLEXÕES ACERCA DO SER PROFESSOR
ANTONIO EUDENIO DE SOUSA NOGUEIRA - ESCOLA DE SAÚDE PUBLICA DO CEARA, LIGIA LUCENA GONÇALVES MEDINA - ESCOLA DE SAÚDE PUBLICA DO CEARA, LAÍS ARAÚJO ROLIM - ESCOLA DE SAÚDE PUBLICA DO CEARA, ANA NAIARA ALVES TEIXEIRA - ESCOLA DE SAÚDE PUBLICA DO CEARA


Período de Realização
o curso aconteceu no período entre outubro e novembro de 2017.


Objeto da Experiência
curso básico práticas docentes na saúde


Objetivos
Relatar a experiência da participação no curso práticas docentes na saúde, com suas reflexões, ressignificações e diálogos.


Metodologia
Trata-se de um relato de experiência do curso práticas docentes, realizado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará. O curso conta com uma carga horária de 60 horas, organizando-se em dois encontros presenciais e, entre estes, uma atividade de ensino aprendizagem desenvolvida no ambiente de trabalho. A turma contava com 12 participantes.


Resultados
Para atender a seu objetivo, o curso faz uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, estimulando a participação dos educandos enquanto sujeitos na construção do conhecimento. No primeiro momento, realizamos uma aproximação com a temática do curso, e um primeiro exercício de reflexão quanto ao professor que somos. No decorrer do curso, o grupo discutiu sua prática docente, em um processo de construção coletiva do saber, promovendo liberdade no processo de pensar e no trabalho em equipe.


Análise Crítica
Ao lançar mão das metodologias ativas, vendo o professor enquanto facilitador do processo de aprendizagem, o curso rompe com uma educação tradicional, pois permite que os participantes desenvolvam a capacidade de reconstruir o saber, não apenas reproduzir de forma não crítica o que foi recebido. Enquanto pedagogia problematizadora, a metodologia do curso baseia-se na relação dialógica entre os atores. Para Freire, é esta relação igualitária, dialogal, que produz conhecimento.


Conclusões e/ou Recomendações
O desenvolvimento da docência no âmbito da saúde, utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem com vistas ao fortalecimento das práticas educacionais emancipatórias, a atividade educativa norteada pela pedagogia da problematização para essa construção, além de valorizar o saber dos educandos, dando-nos instrumentos para a transformação de nós, professores, e de nossa realidade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360