29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13ab - Educação, informação e comunicação na universidade e nos serviços |
23770 - ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AS CRIANÇAS COM HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO E FIBROSE CÍSTICA DO PROGRAMA DE TRIAGEM NEONATAL DO ESTADO DO PIAUÍ: FAZENDO UM SUS MELHOR MARIA ELIANE MARTINS OLIVEIRA DA ROCHA - UESPI, AMANDA KAROLINY MENESES RESENDE - UESPI, RAVENA DE SOUSA ALENCAR FERREIRA - UESPI, REGILANE SILVA BARROS - HILP / UFPI
Período de Realização A experiência teve inicio em janeiro de 2017 até janeiro de 2018.
Objeto da Experiência População pediátrica com resultados alterados para hipotireoidismo congênito e fibrose cística do Programa de Triagem Neonatal do Estado do Piauí.
Objetivos Descrever a vivencia e contribuições de enfermagem no atendimento as crianças que tiveram resultados do Teste do Pezinho alterados para hipotireoidismo congênito e fibrose cística, no qual, buscou-se fortalecer o cuidado as famílias desde o diagnóstico e tratamento das doenças detectáveis.
Metodologia Estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por profissionais enfermeiros e acadêmicos de enfermagem em um serviço de referência, no Estado do Piauí. Foram realizadas consultas de enfermagem antes, durante e após a confirmação diagnóstica, com atenção diferenciada, considerando o grau de instrução e as necessidades dos pacientes e familiares, para ampliar o conhecimento acerca da triagem neonatal, diagnóstico e tratamento do hipotireoidismo congênito e da fibrose cística.
Resultados Experiência realizada com 33 pacientes com diagnostico de hipotireoidismo congênito e 24 de fibrose cística, maioria do sexo masculino, oriundos de Teresina, com início do tratamento entre um mês e um ano de idade. Infere-se que esse público necessitou de uma atenção especial, pois possuíam pouco conhecimento acerca da triagem neonatal e das doenças detectadas, necessitando de orientações e cuidados sobre vacinação, medicação, lazer, etc. Percebeu-se sentimentos de ansiedade, medo e insegurança.
Análise Crítica A partir da experiência percebeu-se que as consultas de enfermagem se mostraram eficazes na assistência prestada à criança e a família durante o diagnóstico e o tratamento das doenças. A troca de saberes trouxe um novo olhar e o desenvolvimento de habilidades específicas sobre os cuidados de enfermagem na triagem neonatal e no processo saúde-doença. Todas as famílias aprovaram o acolhimento e demostraram-se interessadas em agregar os conhecimentos, e atingindo um pleno cuidado aos seus filhos.
Conclusões e/ou Recomendações Observou-se a importância das intervenções de enfermagem em tempo hábil na prevenção de doenças e promoção da saúde para crianças/familiares, e melhoria da qualidade da assistência no SUS. A integração do saber prático e teórico contribuiu de forma positiva para aprimoramento profissional, para troca de vivências populares e científicas, colaborando para nortear ou redirecionar ações de profissionais e acadêmicos que atuam na educação em saúde.
|