29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13aa - Educação e formação: estratégias para o cuidado 2 |
28070 - O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA FERNANDA ROCHA HONÓRIO DE ABREU - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, MIRNA ALBUQUERQUE FROTA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, SUZANE PASSOS DE VASCONCELOS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, SARAH DAYANNE DE LIMA SANTOS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, GEISE MOREIRA SALES DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, THAÍS ROGERIO DOS SANTOS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, ISAKELLY DE OLIVEIRA RAMOS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, CAMILA SANTOS DO COUTO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, FIRMINA HERMELINDA SALDANHA ALBUQUERQUE - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA/ UFAM
Período de Realização Ocorreu no período de fevereiro de 2018 no município de Maranguape, região metropolitana do Ceará.
Objeto da Experiência Incorporação de uma tecnologia dura no contexto da atenção primária a saúde como fomentador de promoção a saúde sexual e reprodutiva de uma comunidade.
Objetivos Objetivou-se relatar uma experiência prática através do uso de tecnologia educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e seu impacto na promoção da saúde sexual e reprodutiva adulta.
Metodologia Relato de experiência,realizado por enfermeiros atuantes em uma Unidade Básica de Saúde. Participaram 25 pessoas,sendo 20 do sexo feminino. Foi realizado uma sala de espera com duração de uma hora,sobre ISTs,sendo utilizado o Álbum Seriado do Ministério da Saúde como tecnologia educativa. O encontro foi realizado em etapas: apresentação profissional/público;exposição de álbum seriado;socialização dos participantes e atendimento individual. Ao final,registrou-se as manifestações observadas.
Resultados Na realização da sala de espera em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), percebeu-se que uso de um álbum seriado facilitou a demonstração,compreensão,atenção e interesse dos participantes sobre as IST, haja vista, muitos não terem conhecimentos sobre os sinais e sintomas das doenças,tratamento, disponibilização,uso correto de preservativos e testes rápidos. Além disso,constatou-se que muitos não têm intrínseco o hábito de se auto avaliar e discutir sobre condições de saúde voltadas para sexualidade.
Análise Crítica Percebe-se a importância da realização de atividades de promoção a saúde sexual e reprodutiva com o uso de tecnologias educativas, haja vista, favorecer ao autocuidado do usuário, fortalecimento do vínculo profissionais de saúde/usuários e de ser um instrumento de avaliação do profissional acerca do perfil da comunidade. Além disso, facilitou a busca em consulta individual para realização de testes rápidos, queixas de leucorreias e dúvidas sobre preservativo feminino.
Conclusões e/ou Recomendações Evidenciou-se o impacto do uso de tecnologia educativa, como estratégia de educação a saúde sexual e reprodutiva, favorecendo os eixos de equipe de saúde/comunidade. Assim, sugere-se que ações em saúde com utilização de tecnologias educativas, sejam priorizadas no cotidiano de uma Estratégia Saúde da Família (ESF), para incrementar a saúde sexual e reprodutiva dos usuários, facilitando assim, quebras de tabus e melhor qualidade de vida.
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