29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13aa - Educação e formação: estratégias para o cuidado 2 |
27385 - A PREVENÇÃO COMO FONTE DE CUIDADO PARA O CÂNCER DO COLO DE ÚTERO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O “PROJETO UFPE NO MEU QUINTAL”, NO SERTÃO PERNAMBUCANO FERNANDA ALVES DE MACÊDO - UFPE/CAV, MARIANA BOULITREAU SIQUEIRA CAMPOS BARROS - UFPE/CAV, JOSÉ EDUARDO GARCIA - UFPE/CAV, GABRIELA PAULA DOS SANTOS ANDRADE - UFPE/CAV, ADRIANO BENTO SANTOS - UFPE/CAV, SÉRGIO MATIAS DA SILVA - UFPE/PROAES, EDUARDO FERNANDO GOMES CAVALCANTI DA SILVA - UFPE/CAV, WILEM VICTOR DA SILVA SOUSA - UFPE/CAV
Período de Realização A experiência foi realizada no período de julho de 2017.
Objeto da Experiência Levar às populações vulneráveis contribuições acerca dos métodos preventivos do CCU, com o objetivo de estimulá-los a desenvolver o autocuidado.
Objetivos Relatar a experiência de integrantes do projeto de extensão “UFPE no Meu Quintal”, realizado após várias edições do projeto RONDON, em atividades de educação em saúde voltadas à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de colo de útero.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas na cidade de Tabira no sertão de Pajeú-PE, durante o projeto “UFPE NO MEU QUINTAL. As ações foram feitas com apresentação em slide, oficinas que mostravam o uso correto do preservativo masculino e feminino e demonstração da forma correta do exame preventivo, além de jogos desenvolvidos pelos autores sobre o CCU com perguntas de “verdadeiro” ou “falso” e perguntas abertas que estimulava a participação e envolvimento da população.
Resultados Foram abordados todos os pontos sobre o CCU, com foco principal em sua prevenção primária e secundária. Os mais de 80 participantes demonstraram bastante envolvimento e interesse pelo tema, sendo possível esclarecer as dúvidas existentes e criar um ambiente de conhecimento e incentivo à promoção da saúde. Com o envolvimento da população nas atividades realizadas, foi possível observar a relevância de ações que incentivem a prevenção de doenças e mostrem a população a importância do autocuidado.
Análise Crítica Segundo a Secretaria Estadual de Saúde o CCU é a segunda maior causa de morte por neoplasia em mulheres em PE e mesmo assim as ações desenvolvidas mostraram que temas relacionados à saúde, com foco em prevenção de doenças, ainda é pouco discutido, tornando a população ainda mais exposta à doença. Por isso, as ações desenvolvidas foram de fundamental importância para elevar os conhecimentos da população e estimular a realização de outras ações com foco em prevenção de doenças no estado.
Conclusões e/ou Recomendações Através de abordagem clara e objetiva foi possível atingir todos os públicos e passar os conhecimentos pertinentes sobre a temática para a população, mostrando a importância da prevenção para evitar o Câncer de Colo de Útero (CCU). Foi possível perceber que ações como essas são de extrema importância para a população, aumentam e reforçam seu autocuidado e devem ser cada vez mais incentivadas, tanto pelos gestores como por profissionais da saúde.
|