29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13aa - Educação e formação: estratégias para o cuidado 2 |
26539 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DEFICIENTES VISUAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AÇÃO EM SAÚDE NO CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DEFICIENTE VISUAL/AP HIAGO RAFAEL LIMA DA SILVA - UNIFAP, KATICIANE RUFINO DA SILVA - UNIFAP, FRANCISCA EVELEN SUELEN SILVA DE AGUIAR - UNIFAP, RAFAEL PINTO DA SILVA - UNIFAP, JÚLIA MARIA BARBOSA GUIMARÃES - UNIFAP, JÉSSICA NATASHA BRANDÃO SILVA BEZERRA - UNIFAP
Período de Realização As atividades da ação em saúde para deficientes visuais foram realizadas dia 30 de agosto de 2017.
Objeto da Experiência Pessoas com deficiência visual que frequentam e participam das atividades realizadas no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual/CAP – AP.
Objetivos Relatar a experiência experimentada pelos acadêmicos do 5º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá acerca de atividades de educação em saúde efetivadas em uma tarde de ação para promoção da saúde com os participantes do CAP relacionadas a hábitos alimentares saudáveis.
Metodologia Estudo evidenciado como relato de experiência, onde os acadêmicos de Enfermagem desenvolveram uma ação educativa voltada à bons hábitos saudáveis. Dentre as práticas realizadas, estavam inseridos procedimentos relativos ao modo de vida e hábitos dos participantes. As tarefas foram distribuídas entre os acadêmicos que realizaram procedimentos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, verificação de medidas antropométricas, cálculo de IMC e orientações acerca de alimentação saudável.
Resultados Evidenciou-se que a participação e a realização desta prática foi de extrema importância tanto para os acadêmicos quanto para os usuários e profissionais da instituição, pois foi possível perceber que as atividades contribuíram beneficamente no que se refere a conscientização de todos a cerca da prevenção de doenças e disseminação de conhecimento e informações sobre hábitos de vida mais saudáveis.
Análise Crítica Atividades como estas são consideradas instrumentos que proporcionam benefícios a comunidade, uma vez que elas podem avaliar o estado de saúde do participante pois a aferição dos sinais vitais e verificação de medidas antropométricas são aspectos fundamentais na prática da Enfermagem como forma de avaliação do quadro clínico do paciente. Além de ser um mecanismo que auxilia na mudança das atitudes dos indivíduos, visando promover uma remodelagem na sua maneira de agir e pensar.
Conclusões e/ou Recomendações A atividade desenvolvida pelos acadêmicos teve boa aceitação por parte dos participantes, a divisão de tarefas proporcionou um atendimento dinâmico, efetivo e rápido possibilitando a inserção e o acesso dos usuários a todos os serviços prestados. Após a execução da atividade observou-se que há uma necessidade dos profissionais da saúde realizarem tais atividades de promoção a saúde pois muitos usuários não procuram atendimento na atenção básica.
|