29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13aa - Educação e formação: estratégias para o cuidado 2 |
26263 - DESENVOLVIMENTO INFANTIL COM SAÚDE, SEGURANÇA E AFETO: A EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO COLETIVA DOS DIAGNÓSTICOS MUNICIPAIS DA PRIMEIRA INFÂNCIA NO CEARÁ FRANCISCO JADSON FRANCO MOREIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, ARIANA RODRIGUES BEZERRA - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, PATRICIA ELIZABETH DA SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, CAIO GARCIA CORREIA SÁ CALVALCANTI - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, ADRIANA MARIA MONTEIRO DALL’ÓLIO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, RUANNA LORNA VIEIRA FERNANDES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, ANDRÉA DO NASCIMENTO SERPA RODRIGUES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, VANESSA ALENCAR DE ARAÚJO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, ANA RAQUEL MOREIRA GOMES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, ERICA FONTENELE COSTA LIMA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ
Período de Realização O curso iniciou em setembro de 2017 e permanece em andamento até os dias atuais.
Objeto da Experiência Qualificação em desenvolvimento infantil para Agentes Comunitários de Saúde do Ceará visando uma transformação social em seus territórios de atuação.
Objetivos Aperfeiçoar os conhecimentos dos Agentes Comunitários de Saúde de todos os municípios do Ceará acerca do desenvolvimento infantil, ampliando seus olhares e suas vivências, sensibilizando-os e através deles, pais e cuidadores, trazendo assim benefícios às crianças do Ceará e de suas famílias.
Metodologia A qualificação tem duração de 100 horas/aula divididas em 40 horas presenciais e 60 horas realizadas na plataforma virtual do Instituto da Primeira Infância, com acompanhamento de tutores da Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde. A avaliação final do curso é composta pela construção do diagnóstico e possíveis intervenções para a primeira infância, contemplando os três eixos de desenvolvimento: saúde, segurança e afeto.
Resultados Os resultados finais desta formação têm permitido mapear por território o desenvolvimento da primeira infância nos municípios cearenses, identificando as fragilidades por eixos (saúde, segurança e afeto) com propostas coletivas para intervenção por parte da gestão municipal, assegurando atuação com maior conhecimento sobre a fase da primeira infância e intervindo de forma significativa nas famílias dos territórios onde atuam, propiciando um melhor desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos.
Análise Crítica O Agente Comunitário de Saúde, por meio do contato direto com as famílias e crianças de seu território, é um profissional capaz de promover, junto aos demais profissionais da Equipe de Saúde da Família, ações conjuntas de acompanhamento das gestantes e suas crianças por toda a primeira infância. Assim, contribui para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, evitando então, a violação de direitos das crianças no contexto familiar e social. Isso justifica a qualificação nesse tema.
Conclusões e/ou Recomendações Ajudar a desenvolver competências nos Agentes Comunitários de Saúde, relacionadas aos cuidados e ao desenvolvimento infantil, por meio da troca de informações e vivências durante o curso, impactará na melhoria da atenção à saúde do Estado do Ceará, principal missão da Escola de Saúde Pública do Ceará, enquanto centro de formação em saúde do Estado, promovendo uma mudança de visão no cuidado e desenvolvimento infantil.
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