29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13aa - Educação e formação: estratégias para o cuidado 2 |
26236 - PROMOVENDO SAÚDE EM SALAS DE ESPERA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DÉBORA BATISTA DOS SANTOS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC MINAS, HULLY CECÍLIA MARIANO - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC MINAS, ANDRÉ CARLOS ARAÚJO COSTA - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC MINAS, LORENA RODRIGUES TOLEDO - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC MINAS, LARA EVELIN ALVES DE ASSIS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC MINAS, CLÁUDIA GONÇALVES DE CARVALHO BARROS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC MINAS
Período de Realização O presente trabalho foi realizado no período de 17 de agosto de 2017 à 23 de novembro do mesmo ano.
Objeto da Experiência População usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) dos Centros de Saúde Ermelinda e Bom Jesus, localizados na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Objetivos Relatar a experiência da atuação de Promoção de Saúde realizada por graduandos no curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em dois Centros de Saúde localizados na região Noroeste da cidade de Belo Horizonte (MG).
Metodologia Semanalmente, eram realizadas apresentações dinâmicas na sala de espera dos Centros de Saúde Ermelinda e Bom Jesus, pelos graduandos, com atividades breves para a participação dos usuários como a realização de quiz sobre mitos e verdades ou hábitos que eles tinham e, posteriormente, eram apresentadas paródias, buscando a conscientização em relação à alguns temas brevemente selecionados seguindo datas comemorativas do Calendário da Saúde, disponível no site do Ministério da Saúde.
Resultados Foram realizadas 11 salas de espera. A cada semana um aluno do grupo esteve responsável pela apresentação em cada um dos Centros de Saúde, de uma paródia voltada ao tema, paródias estas que foram criadas ou encontradas em sites na internet. A receptividade da população foi positiva, durante as paródias apresentadas, cerca de 30 usuários interagiam com o grupo em cada Centro de Saúde. A satisfação e acolhida também estavam presentes em funcionários dos Centros de Saúde.
Análise Crítica Faz-se relevante que a Fonoaudiologia acompanhe as mudanças teórico-metodológicas do campo da Saúde Pública/Coletiva e, pautando-se por elas, participe do processo de implantação de uma política de saúde nacional, definindo seu papel e lugar junto à Promoção da Saúde da população de maneira reflexiva, consciente, responsável e atuante.
Conclusões e/ou Recomendações É preciso aguçar nossa visão, para não cair na armadilha de fazermos da sala de espera um espaço apenas informativo, meramente preventivo. Houve uma abrangência dos nossos conhecimentos adquiridos teoricamente na graduação, e as experiências proporcionadas ao longo do curso principalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através dos Centros de Saúde Ermelinda e Bom Jesus, que nos proporcionou um contato direto com o SUS e os seus usuários.
|