Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13aa - Educação e formação: estratégias para o cuidado 2

25549 - CONSTRUÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA ESTÍMULO À INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM CRIANÇAS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
INGRID SOUZA REIS SANTOS - UNIFAP, RAISSA DOS SANTOS FLEXA - UNIFAP, LARISSA DUARTE FERREIRA - UNIFAP, VICTOR HUGO MIRANDA BENTES MONTEIRO - UNIFAP, MARINA NOLLI BITTENCOURT - UNIFAP, JOSÉ LUIS DA CUNHA PENA - UNIFAP, RAQUEL DAMASCENO DOS SANTOS - FIOCRUZ


Período de Realização
Produzida entre outubro (2017) e janeiro (2018), passando por alterações necessárias para validação.


Objeto da Experiência
Material do tipo cartilha, possibilitador da promoção de saúde mental infantil com o estímulo à inteligência emocional para integração educação-saúde.


Objetivos
Descrever a experiência de elaboração de uma cartilha educativa com oficinas voltadas ao estímulo da inteligência emocional, tendo como público-alvo educadores para realização das mesmas junto à crianças preferencialmente com idade entre 6 e 8 anos.


Metodologia
Estudo descritivo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. Elaborado recurso metodológico do tipo cartilha contendo atividades propostas ao público-alvo para promoção de saúde mental infantil. No processo de construção, utilizou-se do livro “Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, de Daniel Goleman para sua sustentação e teve como apoio os princípios do Programa de Saúde na Escola (PSE).


Resultados
A construção de uma cartilha caracteriza-se pela linguagem, conteúdo, layout e ilustração facilitadores da transmissão do conhecimento (HOFFMANN, 2004). Em consonância, a versão inicial da cartilha subdivide-se em oficinas, com os temas: autoconsciência, empatia, autocontrole e autoeficácia e resiliência emocional, eixos da inteligência emocional transmitidos por atividades lúdicas e dinâmicas. Atualmente, está em fase de validação do conteúdo por especialistas da área da saúde mental infantil.


Análise Crítica
Por se tratar da elaboração de uma cartilha para apoio ao ensino infantil, ou seja, não apenas para contextos restritos a saúde mental e seus profissionais, as informações foram organizadas de forma clara e coesa quanto a execução e objetivos das oficinas. Além disso, esta tecnologia norteada pela literatura científica objetiva eficiência, tendo em vista que as atividades, adequadas a faixa etária, promovem saúde mental e qualidade de vida ao escolar, à sua família e à comunidade que o circunda.


Conclusões e/ou Recomendações
A utilização do recurso cartilha possibilita expansão do conhecimento e benefícios que a mesma pode promover, tendo em vista que este amparo educacional ao promover saúde mental de forma lúdica atinge o público alvo e pode ser trabalhado por educadores de todo o país, tendo como perspectiva o autogerenciamento emocional eficiente ao se trabalhar a inteligência emocional na faixa etária de construção da identidade pessoal e cidadã dessas crianças.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360