29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13aa - Educação e formação: estratégias para o cuidado 2 |
24904 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA: VIVÊNCIAS E RESSIGNIFICADOS NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE ROSIMARY DA SILVA BARBOSA - ESP/CE, LÍGIA LUCENA GONÇALVES MEDINA - ESP/CE, GEÓRGIA DE MENDONÇA NUNES LEONARDO - ESP/CE, TEREZA EMANUELLE DA SILVA COSTA - ESP/CE, MARCIANO GONÇALVES DE SOUSA - ESP/CE, MARIA DOLORES DUARTES FERNANDES - SESA/CE
Período de Realização A atividade educacional aconteceu no período de junho a outubro de 2017.
Objeto da Experiência Profissionais qualificados nos Cursos Básicos e de Atualização em Vigilância Sanitária da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
Objetivos Relatar a experiência dos cursos, envolvendo as práticas de vigilância sanitária, no âmbito da prevenção e controle de riscos, proteção e promoção da saúde.
Metodologia O relato de experiência retrata ações educacionais desenvolvidas em cinco turmas dos cursos livres, que compõem o projeto de Qualificação e Atualização em VISA, por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP/CE em parceria com o NUVIS da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. A qualificação dos técnicos das VISA municipais e das Coordenadorias Regionais de Saúde ocorreu, sobretudo, em virtude das mudanças ocorridas no contexto político, social e econômico da gestão municipal.
Resultados As temáticas contempladas no escopo da vigilância sanitária: processo administrativo sanitário, no qual se percebeu uma maior necessidade de esclarecimentos; processos de trabalho, práticas gestoras, inclusão produtiva, serviços e produtos de interesse à saúde. As cinco turmas dos cursos, realizadas nos municípios de Fortaleza, Sobral, Crato e Limoeiro do Norte, formaram 154 alunos, oriundos das cinco macrorregiões de saúde do Estado do Ceará, perfazendo 100 % de execução da meta proposta.
Análise Crítica Com base no contexto, orientou-se as mudanças de práticas no ambiente de trabalho em virtude das reconstruções dos processos de trabalho vivenciados no âmbito educacional, em que os participantes ressignificavam suas práticas e aprendiam as adequações relevantes a partir das discussões e preenchimento dos instrumentos e termos regulatórios, fortalecendo as competências dos fiscais sanitários, sobretudo a capacidade de ser perspicaz quanto aos riscos e benefícios em prol da Saúde Coletiva.
Conclusões e/ou Recomendações As práticas de ensino da educação permanente no âmbito da vigilância sanitária contribuem para a melhoria contínua das práticas dos serviços, intersetoriais e sistemática dos profissionais, favorecendo a tomada de decisão no território local. As mudanças nos processos de trabalho refletiram positivamente nos indicadores de saúde monitorados no Estado do Ceará, reforçando as atividades pactuadas, de baixo e alto risco.
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