29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13aa - Educação e formação: estratégias para o cuidado 2 |
24608 - O SABER POPULAR COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL PARA O ENVELHECIMENTO ATIVO EWERTON HANDERSON FIGUEIREDO DE MEDEIROS - ESCOLA DE GOVERNO EM SAÚDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO, JANAINA DE NORONHA NÓBREGA - ESCOLA DE GOVERNO EM SAÚDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO, LAURA MARIA SÁ DE ASSIS - ESCOLA DE GOVERNO EM SAÚDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO, JOÃO MÁRIO PESSOA JÚNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO, NIELY ROSANA BRITO SIQUEIRA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO, TASSIANA ALICE FIGUEIREDO ROCHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, EMILY KATHIENE SILVA DE MESQUITA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Período de Realização Os trabalhos foram realizados durante o período de março de 2015 a dezembro de 2017
Objeto da Experiência Idosos residentes no município de Afogados da Ingazeira/PE que apresentaram ociosidade e isolamento social, identificados em visitas domiciliares
Objetivos Criar grupo de convivência para promover a integração social de idosos, almejando o contato contínuo para o fortalecimento de vínculos.
Estimular o protagonismo do idoso como sujeito ativo de transformação social no meio ao qual está inserido na perspectiva da Educação Popular em Saúde (EPS).
Metodologia O trabalho foi desenvolvido por profissionais de saúde da atenção básica do município de Afogados da Ingazeira/PE. Os idosos foram identificados e convidados através de visitas domiciliares realizadas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família. Durante os encontros semanais, utilizou-se do emprego de técnicas como rodas de conversas e dinâmicas em grupos, na busca pelo estímulo do comportamento reflexivo a cerca do coletivismo e do protagonismo social, tendo como base teórica a EPS.
Resultados A partir dos primeiros encontros, observou-se uma melhora significativa nas relações interpessoais dos idosos, os quais vivenciaram um processo de significativa transformação social ao serem inseridos como sujeitos ativos na troca de conhecimentos, e assim, conseguiu-se entrelaçar saúde e o saber popular. O emprego das práticas de EPS permitiu uma melhor compreensão dos assuntos abordados nos encontros vivenciados pelo grupo, o que destaca a participação significativa dos idosos.
Análise Crítica À frente de tantas perspectivas fomentadas durante a elaboração e participação do projeto, destaca-se o trabalho em equipe e o fato da participação popular roborar o processo do “fazer saúde” em comunidades. Além disso, despertar novos olhares para grupos populacionais que passam despercebidos perante a sociedade. Essas questões são desafiantes para os estudos da saúde coletiva, visto que a EPS busca reorientar práticas mais tradicionais que são comumente desenvolvidas nos serviços de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A troca de experiências entre profissionais de saúde e o público alvo tornou-se peça fundamental no modelo horizontal de educação em saúde, o que permitiu a descoberta de novas formas de construção do conhecimento. Ao se trabalhar questões sobre a melhoria da qualidade de vida e da autoestima, o grupo teve a oportunidade de construir novos saberes e compreender a importância dessa perspectiva para o envelhecimento ativo.
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