29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13aa - Educação e formação: estratégias para o cuidado 2 |
23768 - INTERVENÇÃO EDUCATIVA ATRAVÉS DA CONSULTA DE ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: INTERFACES DO ESTÁGIO CURRICULAR EM ENFERMAGEM FERNANDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, LARISSA MOREIRA PITTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, RAFAELE MARQUES DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, LANNA MARILIA LISBOA COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, RAÍSSA MORGANA SANTOS FUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, MICHELLE SANTANA XAVIER RAMOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Período de Realização A intervenção educativa ocorreu no período de outubro de 2017 a janeiro de 2018.
Objeto da Experiência Consulta de Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil em Estágio Supervisionado na atenção primária à saúde.
Objetivos O objetivo principal da intervenção foi fortalecer o cuidado à introdução alimentar de crianças através de práticas de educação em saúde durante a consulta de Acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento infantil tendo em vista temas transversais relacionados à saúde, sobretudo culturais.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança, do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Foi realizado um levantamento do número de crianças com seis meses ou mais, (cadastradas na USF) e das principais necessidades dessas crianças e famílias, para que depois fossem propostas e realizadas atividades de educação em saúde relacionadas a introdução de alimentos na infância.
Resultados Foram realizadas sete sessões educativas, com cuidadores de trinta crianças. Foram impressas as tabelas do ministério da saúde para introdução alimentar de crianças amamentadas e não amamentadas e todas intervenções foram baseadas nos atributos da alimentação saudável: acessibilidade física e financeira, sabor, variedade, cor, harmonia e segurança sanitária. Foi possível perceber no discurso dos cuidadores como os fatores culturais e psicossociais desempenham papel preponderante neste processo.
Análise Crítica São os cuidadores os primeiros educadores nutricionais, e, por isso, tem grande responsabilidade no uso de estratégias que favoreçam aceitação alimentar. As intervenções educativas estiveram pautadas no desencorajamento da utilização de engrossantes a base de farinha e açúcar, e o ênfase as papas de raízes/tubérculos foi bem aceito pelos participantes. Foram levadas em consideração as condições sócioeconomicas das famílias para sugestão de mudança nos hábitos alimentares da família
Conclusões e/ou Recomendações Diante do crescente consumo de alimentos industrializados, pré-preparados ou prontos, a participação dos cuidadores facilitou o processo de aprendizagem e interação. Notou-se que houve um compartilhamento entre a comunidade local, o que aumentou a adesão e frequência ao ACD da USF. Profissionais da Atenção Básica, devem ser estimuladores de atividades que estimulem o acesso à alimentação saudável, considerando questões culturais e regionais
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