29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13aa - Educação e formação: estratégias para o cuidado 2 |
21718 - PRÁTICAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE PARA GRUPOS DA TERCEIRA IDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA GRAZIELA DA SILVA MOURA - UBS DR JOSE AVELINO PEREIRA, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE MANAUS-SEMSA, MARILDA TORRES MACIEL - UBS DR. JOSÉ AVELINO PEREIRA-SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS- SEMSA, EDNA PATRICIA DUARTE DE ARRUDA - UBS DR JOSE AVELINO PEREIRA-SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE MANAUS- SEMSA
Período de Realização Projeto iniciado em Março de 2015 até a atualidade, realizado na última sexta- feira de cada mês.
Objeto da Experiência Grupos da terceira idade que fazem parte da Associação De Idosos do bairro e frequentam a Unidade Básica de Saúde.
Objetivos Atividades de promoção à saúde consistem em meios de buscar a melhoria da qualidade de vida de uma população. Descrever uma experiência extensionista de uma equipe de saúde a partir de práticas de promoção em saúde realizada com grupos de idosos em uma unidade básica de saúde da zona leste de Manaus.
Metodologia O projeto é desenvolvido mensalmente por uma equipe multidisciplinar com grupos da Terceira Idade de um bairro na Zona Leste de Manaus, desde Março de 2015 até a atualidade. São realizadas práticas de educação em saúde, lúdicas, de dança, de música, ofertados lanches e realizados sorteios de brindes. Os encontros ocorrem na UBS e em espaços cedido por igrejas do bairro. As ações realizadas são estruturadas e organizadas por meio da percepção das necessidades e limitações dos participantes.
Resultados No decorrer dos encontros observou-se significativa evolução e desenvolvimento do senso reflexivo, crítico, participativo e fortalecimento emocional dos gerontes. Verificou-se grande diversidade cultural, de personalidades e vivências, proporcionando relações interpessoais interessantes e proveitosas tanto para a equipe, quanto para os próprios idosos, pois ocorre trocas de experiências, possibilitando a construção de conhecimentos de todos os envolvidos.
Análise Crítica O processo de envelhecer causa modificações biopsicossociais no indivíduo, a qual pode levar a maior vulnerabilidade, causando doenças que podem gerar limitações ao idoso. É nesse contexto que os profissionais da saúde estão inseridos, a fim de promover a saúde do idoso e fazer com que o envelhecimento seja saudável e ativo, como preconizado nas políticas públicas de saúde. Práticas de promoção à saúde consistem em meios de buscar a melhoria da qualidade de vida de uma população.
Conclusões e/ou Recomendações Mesmo havendo dificuldade em traduzir os princípios da promoção da saúde e prevenção de doenças em ações concretas no cotidiano de vida das pessoas idosas, atividades como as que foram desenvolvidas neste projeto, proporcionam aos envolvidos conhecimento para poderem exercitar sua autonomia na decisão sobre sua situação de saúde. O compromisso da realização destas práticas no cotidiano profissional, consolida os princípios e diretrizes do SUS.
|