29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13z - Produção de conhecimentos sobre educação, formação e saúde: relatos de pesquisa 2 |
27341 - SAÚDE COLETIVA NO ESINO SUPERIOR: AÇÃO DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA PARA PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO NA SAUDE PÚBLICA JULIANA GALIZA LOPES MARTINS - UNAMA, GUILHERME JUNIOR LEITE DA PIEDADE - UNAMA, YASMIM CRISTINA DOS SANTOS MARQUES - UNAMA, TAINÁ OLIVEIRA DOS ANJOS - UNAMA, ROBERTA DANNYELE OLIVEIRA RAIOL - UNAMA, FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS MELO - UFPA
Apresentação/Introdução A saúde coletiva no ensino superior, várias vezes é abordada apenas como uma disciplina isolada, na qual os discentes, adquirem conhecimentos sobre os preceitos do sistema único de saúde e suas aplicações. No entanto é notória a necessidade de integrar o ensino, pesquisa e extensão, no intuito de aprimorar a formação discente e possibilitar que este se torne um profissional mais humano e social.
Objetivos O presente trabalho teve como objetivo, aplicar uma atividade de extensão como ferramenta para a percepção da importância da atuação do biomédico na saúde pública.
Metodologia Para isso, foi elaborada uma proposta da realização de uma prática educacional sobre os principais agentes infecciosos e parasitários encontrados na região amazônica, com uma turma do curso de biomedicina (36 alunos). A atividade de extensão foi realizada no “Centro de Estudos Antenor Reis-CEAR” localizada na cidade de Ananindeua/Pará no dia 31 de janeiro de 2018. Posteriormente, através do “GoogleForms”, aplicou-se um questionário contendo 10 perguntas aos alunos com intuito de avaliar a percepção dos mesmos sobre saúde pública. Os resultados foram analisados diretamente do relatório oferecido pelo formulário.
Resultados Observamos que todos alunos apresentaram interesse nas atividades, visto a participação e envolvimento nas dinâmicas propostas e por todos terem efetuado o preenchimento do questionário. De acordo com o analisado, 67% dos alunos responderam nunca tinha realizado atividades semelhantes; e 80% acharam que seu trabalho foi relevante e tendo 56% dos alunos utilizado a internet como fonte inspiradora para criar suas dinâmicas. Com base nos formulários aplicados, pode-se notar que boa parte da turma consegue compreender a importância do papel do Biomédico na saúde Pública e que gostaria de que o ensino superior permitisse uma maior atuação dos discentes diretamente com a sociedade.
Conclusões/Considerações Ação de extensão universitária proposta, engloba intervenções com aspecto como vigilância e promoção em instrução e saúde, o que entra em consonância com uma das áreas de atuação do biomédico, a saúde pública. Portanto, esse tipo de ação permite que discente adquira habilidade de atuar na identificação, elaboração e implantação de projetos para a promoção do equilíbrio da saúde, contribuindo na formação de um profissional mais humanizado
|