29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13z - Produção de conhecimentos sobre educação, formação e saúde: relatos de pesquisa 2 |
27206 - UM LEVANTAMENTO SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PARA GESTORES E A DISTRIBUIÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS EM GERÊNCIA EM SAÚDE NO BRASIL HÉLEN PATRÍCIA FERREIRA DE OLIVEIRA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA (ENSP) - FIOCRUZ
Apresentação/Introdução O presente trabalho é um subprojeto de pesquisa que tem como foco a formação do técnico em gerência no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Seus objetivos foram mapear a oferta desses cursos de forma contextualizada com o desenvolvimento da política de saúde, discutindo a conformação histórica e politico-institucional do SUS e sua relação com a formação em gerência em saúde.
Objetivos Realizar o mapeamento dos cursos técnicos em gerência em saúde a partir do levantamento de dados a respeito das instituições que oferecem esse curso, abrangência e regularidade no Brasil, juntamente com um levantamento bibliográfico.
Metodologia Foram consultados sites do Ministério da Saúde e da Educação, como o Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), como meio de fazer o levantamento dos cursos. O mapeamento realizado considerou a oferta de cursos nas modalidades presencial e a distância. Houve também levantamento de 21 documentos institucionais referentes às políticas para a formação de gestores e gerentes de todos os níveis de formação, juntamente com a reivindicação para a formação desse pessoal para o SUS. E por fim, buscou-se por definições de gestão e gerência na literatura científica, totalizando 19 documentos.
Resultados Em relação ao levantamento, ele foi realizado entre janeiro e março de 2016 no site do SISTEC. Foram encontrados 151 cursos credenciados no Brasil, sendo que grande parte localiza-se na região sudeste, com 101 ofertas e a menor concentração se encontra no norte do país, com apenas 2 cursos. De acordo com o SISTEC ainda, grande parte dos cursos são oferecidas por instituições privadas e por universidades que são credenciadas a darem o curso. No final, o sul apresentou 10 cursos, o centro-oeste 9 e o nordeste 29. Considera-se também, a literatura encontrada na pesquisa a respeito da formação em saúde, o SUS, políticas públicas para a formação de gerentes e as definições de gerência e gestão.
Conclusões/Considerações A partir da pesquisa foi possível notar a desigualdade de distribuição dos cursos no Brasil e a reivindicação de profissionais formados na área de gerência, já que para ser um gerente em saúde não é obrigado ser formado na área. Afinal não existe uma política de regulamentação para essa profissão. É importante voltarmos nossa atenção para a formação de gerentes, ainda mais nesse atual contexto político, a fim de ajudar no fortalecimento do SUS.
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