29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13z - Produção de conhecimentos sobre educação, formação e saúde: relatos de pesquisa 2 |
25235 - PENSANDO A SAÚDE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO POPULAR - A PERSPECTIVA DOS ATORES ENVOLVIDOS NOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE OCUPAÇÃO GABRIELA WALTER DA LUZ - UFRGS, RENATO JOSÉ DE MARCHI - UFRGS, ALINE BLAYA MARTINS - UFRGS
Apresentação/Introdução Em 2016 houve um movimento social estudantil que defendia a não aprovação da PEC 241-55/2016 que alterou o Regime Fiscal do país e pode reforçar o subfinanciamento em educação e saúde. Considerando a consciência critica dos estudantes responsáveis pelas ocupações, seu papel como usuários e possíveis militantes da saúde, esse estudo realizou atividades de educação popular para elucidar a necessidade de defesa do SUS.
Objetivos Esse estudo teve como objetivo realizar atividades de educação popular como ferramenta para a construção de um saber perante a necessidade de defesa do SUS através de oficinas de Educação Popular.
Metodologia Trata-se de um estudo qualitativo observacional. A intervenção foi realizada em um Instituto Federal (IFSUL) em Charqueadas e na ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: ambos estavam ocupados por alunos em novembro e dezembro de 2016. A população alvo foram os alunos que estavam na ocupação, e atores envolvidos diretamente na ocupação. A coleta de dados foi realizada através da observação participante. A intervenção foi realizada através de oficinas de Educação Popular, sendo definido um tema e a investigadora atuou como problematizadora. Foram feitas anotações durante a execução de cada intervenção e ao final da mesma foi escrito o relatório da intervenção no diário de campo.
Resultados Foram realizadas duas oficinas o IFSul e uma na ESEFID. Os alunos IFSul tinham um grande conhecimento sobre a política do governo atual, bem como sobre a PEC e sua implicação na educação, porém, como havíamos pensado, não possuíam pertencimento quanto a situação da saúde, através do debate e da Educação Popular os alunos desenvolveram um pensamento crítico dos estudantes frente ao SUS e os prejuízos que ele sofrerá com a aprovação da PEC. O debate de gêneros na segunda oficina fez com que os alunos notassem a importância de uma rede de saúde bem estabelecida. Os alunos da ESEFID tinham maior conhecimento do SUS, porém não atuavam de forma a defende-lo e desconheciam todos os aspectos da PEC.
Conclusões/Considerações As oficinas tiveram um impacto positivo, e conseguimos atingir o objetivo proposto de mobilizar os estudantes, ainda que de modo pontual, a defender o SUS juntamente à luta no setor da educação. Dessa forma entendemos a Educação Popular como uma ferramenta potente para a tomada de consciência e o exercício do protagonismo nos movimentos sociais de ocupação.
|