29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13z - Produção de conhecimentos sobre educação, formação e saúde: relatos de pesquisa 2 |
23425 - PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PERSPECTIVA INTERSETORIAL: EDUCAÇÃO E SAÚDE GILVANESSA RODRIGUES DE SOUZA - UFPE/CAV, EMMANUELA KETHULLY MOTA DOS SANTOS - SES/PE, SIMONE DANIELLY VIDAL DE NEGREIROS - UFPE/CAV, GABRIELA PAULA DOS SANTOS ANDRADE - UFPE/CAV, FERNANDA ALVES DE MACEDO - UFPE/CAV, WILEM VICTOR DA SILVA SOUZA - UFPE/CAV, EDUARDO FERNANDO GOMES CAVALCANTI DA SILVA - UFPE/CAV, MAYNARA FERNANDES GOMES DA SILVA - UFPE/CAV
Apresentação/Introdução No Brasil, a Promoção da Saúde foi adotada como Política pública, tornando-se uma estratégia integrada e transversal. O Programa Saúde na Escola surgiu da necessidade de articular as práticas educativas e de saúde através ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. A intersetorialidade constitui-se um desafio, havendo a carência de interação e sensibilização dos diversos saberes.
Objetivos Compreender como se dá a interação e articulação dos profissionais da saúde e educação na efetivação das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) em um município da Zona da Mata de Pernambuco, Brasil.
Metodologia Estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, realizado de fevereiro à abril de 2017, na escola Municipal da Zona da Mata Pernambucana. Participaram 03 profissionais da saúde (um dentista e dois ACS) e 07 da educação, sendo um gestor, três professores, um auxiliar de biblioteca e dois auxiliares administrativos. Os dados foram produzidos, após a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, sob parecer nº 1.660.086, partir de entrevistas e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Os participantes foram captados em seus ambientes de trabalho e foram selecionados apenas os profissionais que estavam envolvidos nas ações de Promoção da Saúde.
Resultados A análise dos dados permitiu a identificação de quatro categorias: Desarticulação entre a escola e o serviço de saúde no planejamento e execução das ações de PS; Ausência de protagonismo dos profissionais da educação nas ações de saúde; Ausência de co-responsabilidade entre os setores saúde e educação na efetivação das ações; Ausência de conhecimento da proposta de intersetorialidade do PSE e da Promoção de Saúde. O discurso dos entrevistados mostrou que a relação estabelecida entre os setores envolvidos não se baseia nos princípios da Promoção da Saúde, pois as ações são realizadas de maneira superficial e verticalizadas sem considerar o contexto das necessidades da escola e comunidade.
Conclusões/Considerações Essa investigação contribuiu para elucidação de propostas na melhoria da prática do PSE na Escola e comunidade, valorizando a relevância do intercâmbio setorial e garantido a reflexão sobre ações efetivas a partir dos conteúdos identificados sobre Promoção. Recomenda-se o desenvolvimento de outros estudos que visem investigar o relacionamento entre escola, saúde e comunidade, superando a ênfase do modelo curativista de atenção à doença.
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