29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13z - Produção de conhecimentos sobre educação, formação e saúde: relatos de pesquisa 2 |
23028 - PERSPECTIVAS DE CUIDADO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PARTIR DE DOCENTES E ESTUDANTES DE TERAPIA OCUPACIONAL RODRIGO ALVES DOS SANTOS SILVA - UFSCAR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL, FÁTIMA CORRÊA OLIVER - USP-UFSCAR - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - PROGRAMA DE PÓS -GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL
Apresentação/Introdução O estudo sobre as perspectivas que docentes e estudantes de terapia ocupacional têm sobre as contribuições de sua área profissional para a Atenção Primária em Saúde (APS) é relevante para as práticas assistenciais e para a formação graduada, visto que se fundamenta na afirmativa de que a APS impacta na melhoria das condições de saúde da população.
Objetivos A pesquisa pretende descrever e analisar as perspectivas de cuidado terapêutico ocupacional na Atenção Primária em Saúde a partir do ponto de vista de docentes e estudantes de último ano de terapia ocupacional do estado de São Paulo.
Metodologia Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com a participação de 17 docentes e 69 estudantes de último ano de nove cursos (5 públicos e 4 privados) de graduação do estado de São Paulo, Brasil. O trabalho de campo foi realizado em cada um dos nove cursos, entre abril e outubro de 2015. Todos os participantes foram esclarecidos sobre o objetivo, procedimentos éticos e metodológicos da pesquisa. Foram utilizados para a coleta de dados, um Roteiro de Entrevista para Docente responsável pelo ensino da APS e um Roteiro de Roda de Conversa para Estudantes Concluintes, todos aplicados presencialmente pelo pesquisador. A análise temática foi utilizada para construir as categorias empíricas.
Resultados As categorias construídas versaram sobre as perspectivas e os significados de docentes e estudantes concluintes sobre o cuidado realizado pelos terapeutas ocupacionais na APS. Os resultados indicaram que os aspectos da integralidade, compreensão da vida cotidiana, das ocupações, das diferentes dimensões do ser humano e a participação nas diversas áreas da vida como fundamentais para os atendimentos terapêuticos ocupacionais individuais e grupais e para o suporte colaborativo prestado às equipes de APS. Também foi relatado que a ação da terapia ocupacional busca a diversidade de grupos populacionais a serem atendidos na APS, de maneira que o cuidado à saúde, seja inclusivo e não restritivo.
Conclusões/Considerações As perspectivas apresentadas indicaram características de uma formação voltada para APS. No entanto, ainda há caminhos a serem trilhados e desafios a serem enfrentados, o que deve ser o combustível para o processo de busca de uma maior sistematização e detalhamento das práticas de cuidado da terapia ocupacional nesse nível de atenção à saúde. Portanto, são necessários esforços para ampliar e detalhar a prática e a formação nessa área.
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