Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13z - Produção de conhecimentos sobre educação, formação e saúde: relatos de pesquisa 2

22287 - REVISÃO INTEGRATIVA ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO PÚBLICO TRANS
DOUGLAS DIAS DUARTE - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, HELEN CAMPOS FERREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, MIRIAM MARINHO CHRIZOSTIMO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, ALESSANDRA FREITAS MENDONÇA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE


Apresentação/Introdução
A formação do enfermeiro acerca da assistência à saúde do público trans evidencia necessidade de mudanças na prática e habitus profissional, visto que esta clientela possui vulnerabilidade na atenção a saúde, associado a pouca abordagem dessa temática na graduação, evidenciando no atendimento a saúde discriminação, preconceito, marginalização e segregação.


Objetivos
Levantar o que a literatura científica revela sobre a formação do enfermeiro relacionada à assistência a saúde do público trans e refletir sobre as mudanças na formação do enfermeiro diante da vulnerabilidade dessa clientela.


Metodologia
Estudo exploratório, bibliográfico, de abordagem qualitativa, cujo método foi revisão integrativa no recorte temporal de 2013 a 2017. Os critérios de inclusão foram: textos completos e resumos nos moldes de artigo em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola, utilizando para expandir o estudo dados do Ministério da Saúde e os descritores usados foram: transexualíssimo; minorias sociais, identidade de gênero e enfermagem.


Resultados
Após busca na Biblioteca Virtual de saúde – BVS, as filtragens realizadas com o boleano AND detectou um total de 3464 documentos que por não atenderem aos objetivos propostos e serem repetidos nas bases de dados, após análise selecionou-se apenas oito documentos. Evidenciou-se não haver preparo especifico do enfermeiro destinado a esse público; a formação do enfermeiro ainda é tímida nos cuidados a essa clientela, tornando evidente haver estigma, discriminação e marginalização no que tange aos modelos assistenciais propostos na formação. Ressalta-se o descompasso do acompanhamento dos ditames sociais que geram condicionantes e determinante em saúde, comprometendo a qualidade do atendimento.


Conclusões/Considerações
É fundamental salientar humanização, ética e dignidade na formação dos profissionais de saúde para atenção aos trans e mudanças na graduação tornam-se imperiosas para a trajetória do papel social na construção de uma pratica profissional responsável e comprometida com a consolidação do SUS e qualidade da atenção à saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360