29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13w - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 2 |
28769 - A EXPERIÊNCIA DE SÃO FRANCISCO DO CONDE COM O ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO JULIANA DOS SANTOS LIMA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO FRANCISCO DO CONDE, PEDRO HENRIQUE PRESTA DIAS - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO FRANCISCO DO CONDE, MARIA DE FATIMA DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO FRANCISCO DO CONDE, JOSÉ RAIMUNDO SANTOS NOGUEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO FRANCISCO DO CONDE, CARLA MILENA ASSIS LAGO - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO FRANCISCO DO CONDE, RAYNE RIOS PEIXINHO - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO FRANCISCO DO CONDE, LAYLA KELLY CONCEIÇÃO SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO FRANCISCO DO CONDE, BETÂNIA DE ALMEIDA MACÊDO PEDREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO FRANCISCO DO CONDE
Período de Realização De julho a novembro de 2017, contou com a presença dos profissionais das equipes de Saúde da Família
Objeto da Experiência O Acolhimento Pedagógico propõe formar e/ou qualificar a Estratégia de Saúde da Família, reconhecendo o protagonismo dos profissionais
Objetivos Este trabalho pretende apresentar a experiência do Acolhimento pedagógico no município de São Francisco do Conde, Bahia.
Metodologia A metodologia foi a crítica/ problematizadora, no sentido de provocar reflexões nos profissionais e nas equipes. Embora o módulo do Acolhimento Pedagógico trouxesse sugestão de atividades a ser realizada a sua maioria foi substituída pelos facilitadores, constituída por membros da gestão municipal, nas Diretorias de Atenção Básica e Planejamento em Saúde, que foram capacitados a realizar o trabalho pela SESAB.
Resultados Como resultados ressalta-se a mudança da atuação das equipes no agir dentro dos territórios, buscando uma maior interação entre si, com a comunidade e com a gestão, sendo que no ultimo demandando maior disponibilidade e presença na dinâmica da equipe.
Análise Crítica O espaço da reunião de equipe foi ressignificada, a oferta de serviços e ações realizadas com a comunidade passaram a contemplar as demandas e especificidades do território. O dialogo com a gestão foi ampliado, necessitando de maior qualificação dos profissionais da gestão para lidar com as equipes, sobretudo no apoio institucional.
Conclusões e/ou Recomendações Esta vivência aponta que é possível reorganizar o processo de trabalho das equipes de saúde da família a partir das relações de trabalho e da interação com a comunidade, ampliando-se o vinculo e a capacidade de resolubilidade das equipes, impactando nos indicadores de saúde. Recomenda-se que o Acolhimento Pedagógico seja uma pratica de qualificação, pois é uma ferramenta importante de transformação no modo de fazer saúde.
|