Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13w - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 2

28493 - O ENSINO DE FARMÁCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO BRASIL
NADJA MARA DE SOUSA LOPES - UFC, ANA PAULA SOARES GONDIM - UFC


Apresentação/Introdução
O ensino de Farmácia por muito tempo acumulou um formato centrado em conteúdos, desvinculando ensino da atuação profissional, sem se preocupar com o desenvolvimento de competências para o enfrentar as necessidades de saúde da população. Intensificaram-se movimentos para construção de possibilidades pedagógicas e interpretativas do processo saúde-doença, que estimulam mudanças na formação desse profissional.


Objetivos
Analisar a experiência do egresso, estudante e professor na formação farmacêutica em uma Universidade Pública do Brasil.


Metodologia
Pesquisa com abordagem qualitativa, conduzida na Universidade Federal do Ceará, Brasil, entre os anos de 2014 e 2017. Participaram da pesquisa nove farmacêuticos, doze professores e cinco estudantes de graduação. Para coleta das informações foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevista semiestruturada; grupo focal e diário de campo. O processo analítico se estabeleceu diante de uma análise que articulou a hermenêutica e dialética, partindo da trajetória interpretativa de Minayo (ordenação, classificação e análise final). O estudo foi submetido à Plataforma Brasil e aprovado sob o parecer nº 33853814.0.0000.5054.


Resultados
Apesar do Curso de Farmácia não ter sido a primeira escolha dos estudantes no processo seletivo, eles aprenderam a amá-lo pela possibilidade de vários campos de atuação e presença de professores qualificados. O currículo extenso, aulas em período integral com disciplinas iniciais muito teóricas contribuíram para evasão. Foi mencionado deficiências na formação para o contexto atual: cuidado em saúde.


Conclusões/Considerações
O currículo e professores não voltados para desenvolver competências e habilidades foram apontados como fraquezas no processo de ensino-aprendizagem. Sugere-se uma avaliação desse processo de formação e mudanças de hábitos do quadro técnico com ampliação de práticas que estimulem a criatividade e interdisciplinaridade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360