29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13w - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 2 |
28140 - MARÉ CHEIA DE VIDA: PRÁTICAS INTEGRADAS DE ENSINO E EXTENSÃO EM SAÚDE COLETIVA EM ILHA DE MARÉ CLARICE - UFBA, ANA CLÁUDIA FIGUEIREDO GUEDES - UFBA, DARA JULIA SILVA MOREIRA - UFBA, FIAMA DE FREITAS SANTOS - UFBA, VANESSA PIRES RAMALHO - UFBA, THARCIA DA PURIFICAÇÃO MACHADO - UFBA, MAINARA FREIRE - UFBA, THAIS MARA DIAS GOMES - UFBA, ESTHER DIAS DA CONCEIÇÃO - UFBA, ARITIANÃ CRUZ - UFBA
Período de Realização 2016 A 2018 OS ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA INICIARAM UMA PRÁTICA DE ENSINO E EXTENSÃO
Objeto da Experiência Desenvolver uma prática que articula conhecimentos e habilidades da Saúde Coletiva com foco na da promoção da saúde em comunidade quilombola
Objetivos Construir práticas voltadas para promoção da saúde, planejadas e executadas junto com a comunidade de Ilha de Maré, favorecendo o empoderamento e a valorização da cultura local, favorecendo o debate e a articulação com os demais componentes curriculares do semestre
Metodologia As atividades vem sendo construídas em parceria com o NASF da Unidade de Saúde Local, a gerência da unidade e a escola municipal de Ilha de Maré. Reuniões de planejamento são realizadas no início de cada semestre para discutir necessidades locais e viabilidade. Ao longo do semestre as atividades são avaliadas processualmente em sala, onde discutimos a relação com os outros componentes do semestre. O vídeo visa apresentar essas atividades e sua importância para a formação em saúde coletiva
Resultados O vídeo apresenta algumas das atividades realizadas: a oficina de grafite com os alunos da escola municipal de Ilha de Maré, no qual retrataram identidade e pertencimento quilombola; oficina de Abayomi, que contribui para refletir sobre a valorização da estética negra; Oficina de turbante; Evento novembro negro na escola; Semana de Mobilização da Doença Falciforme e visita dos alunos à UFBa.
Análise Crítica A disciplina tem a potencialidade de produzir articulação de conhecimentos da Saúde Coletiva com a habilidade de atuar em comunidade. A promoção da saúde, com foco no empoderamento e valorização das práticas e saberes culturais locais, foi o eixo central. Através de metodologias de intervenção e comunicação em saúde, foi possível estabelecer parcerias importantes para a resolução dos problemas de saúde, com ênfase na escola e unidade de saúde como espaços de promoção da saúde
Conclusões e/ou Recomendações A formação em saúde coletiva requer um olhar inter e transdisciplinar que entenda a atuação profissional de forma ampla, atenta e compromissada com a sociedade e com as pessoas, fazendo do curso de graduação em saúde coletiva uma oportunidade para compreender aspectos sócio-culturais da vida, refletir criticamente sobre o modelo de saúde vigente e sobre os mecanismos de exclusão e suas consequências para a saúde.
|