29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13w - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 2 |
27314 - PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA POR ESTUDANTES DE BIOLOGIA E BIOMEDICINA, NA ESCOLA CENTRO DE ESTUDOS ANTENOR REIS, ANANINDEUA–PA GUILHERME JUNIOR LEITE DA PIEDADE - UNAMA, JULIANA GALIZA LOPES MARTINS - UNAMA, TAINÁ OLIVEIRA DOS ANJOS - UNAMA, YASMIM CRISTINA DOS SANTOS MARQUES - UNAMA, ROBERTA DANNYELE OLIVEIRA RAIOL - UNAMA, FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS MELO - UFPA
Período de Realização A ação de educação em saúde foi realizada no dia 31 de Janeiro de 2018
Objeto da Experiência Realizar ação de extensão na prevenção das principais infecções causadas por agentes infecciosos e parasitários da região amazônica.
Objetivos Promover a educação em saúde sobre os principais agentes infecciosos e parasitários (vírus, fungos, parasitos e bactérias) e sobre princípios básicos de vacinação, para alunos de uma instituição de ensino básico, além de integrar os alunos de graduação com a comunidade extra universitária.
Metodologia Foram selecionados, uma turma do curso de biomedicina da UFPA, assim como discentes do curso de licenciatura em Biologia. Os discentes foram distribuídos em grupos e receberam instruções para elaboração de atividades de promoção em saúde relacionadas aos principais agentes infecciosos e a importância da vacinação. No dia 31 de janeiro de 2018, a equipe foi direcionada ao “Centro de Estudos Antenor Reis-CEAR” localizada na cidade de Ananindeua/Pará para a realização das atividades propostas.
Resultados Dividiram-se os alunos de biomedicina em sete grupos para que cada um ocupasse uma sala de aula e aplicasse uma pratica pedagógica não convencional sobre: principais bactérias, fungos, vírus, protozoário, helmintos e uma prática sobre a importância da vacinação, utilizando como exemplo a vacinação contra o HPV. As atividades se caracterizavam como teatro, jogos de tabuleiros, torta na cara, criptogramas, que foram adequadas a cada serie, aplicadas aos 127 alunos do CEAR.
Análise Crítica Observamos que durante a realização das práticas, as turmas de ensino básico, e mesmo os professores que estavam em sala, demonstraram interesse na participação das atividades propostas. Adicionalmente, os alunos de graduação envolvidos, apresentaram interesse e satisfação em atuar como agentes promotores da saúde, podendo levar o conteúdo aprendido durante o semestre para o público fora da universidade. Sendo assim, a atividade foi proveitosa para ambos os públicos envolvidos.
Conclusões e/ou Recomendações Concluímos que ações de extensão universitária são de extrema importância para a formação de profissionais da área da saúde e ciências biológicas, estimulando o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas. Essas atividades propiciam uma formação ampla e humanitária aos discentes; além de contribuir diretamente para a saúde pública, no que diz respeito a prevenção de doenças infecto-parasitárias da região.
|