29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13w - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 2 |
26098 - FORMAÇÃO EM SAÚDE SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: DESAFIOS ÉTICO-POLÍTICO-PEDAGÓGICOS NA TRANSVERSALIDADE DESTE DIÁLOGO SAMHIRA VIEIRA FRANCO DE SOUZA - UFF, LILIAN KOIFMAN - PPGSC/UFF, ESTER MONTEIRO ACYLINO - PPGSC/UFF, MARIA GABRIELA RIBEIRO PORTELLA - PPGSC/UFF, FERNANDA ABREU MANGIA DE SOUZA - PPGSC/UFF, NORIELLE MACEDO ALVES - INCA, ELIDA GABRIELA SERRA VALENÇA ABRANTES - INCA, RAQUEL DE OLIVEIRA LAUDIOSA DA MOTTA - PPGBIOS, RAYANNI MONTEIRO DOS SANTOS - UVA
Período de Realização Levantamento bibliográfico realizado em 02/2018 e conforme vivência profissional atual dos autores.
Objeto da Experiência Formação em saúde sobre Cuidados Paliativos (CP) no contexto da atenção primária, enfatizando os desafios ético-político-pedagógico identificados.
Objetivos Realizar levantamento bibliográfico concernente á formação em saúde sobre cuidados paliativos e sua aplicabilidade na atenção primária; discutir sobre os desafios encontrados para o paliativismo na rede básica de saúde; Suscitar reflexão, sobre produção de cuidado paliativo, no contexto formativo.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em revisão de literatura narrativa, objetivando o levantamento bibliográfico acerca da temática, com busca em base de dados da BVS, mediante combinação dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde: cuidados paliativos, educação e atenção primária á saúde. Corroborando para o enriquecimento do trabalho, soma-se a experiência dos autores com Cuidados Paliativos na assistência, gestão e ensino em saúde, trazendo subjetividade pautada em vivência.
Resultados Obtivemos na BVS, usando os limites: texto completo; base de dados Medline, Lilacs e BDENF; limite humanos, publicados de 2007-2017, 23 artigos científicos. Mediante leitura de títulos e resumos, com exclusão de textos repetidos, voltados para Cuidados Paliativos na Atenção Primária resultou-se em 8 selecionados. Destes, apenas 3 discorriam sobre formação/aprendizado em CP, exclusivamente voltados para classe médica, ratificando o pressuposto de restrita discussão na sociedade e meio acadêmico.
Análise Crítica Questões como dilemas éticos, sobrecarga profissional, conteúdo não explorado no ensino, desarticulação dos Cuidados Paliativos nas Redes de Atenção á Saúde, despreparo profissional, falta de responsabilização da atenção básica sobre o paciente terminal e de apoio psíquico para profissionais e cuidadores, são pontos emergentes desta discussão, constituindo-se como um desafio de grande impacto social e que precisa ser melhor delineado e discutido nos espaços de educação, assistência e pesquisa.
Conclusões e/ou Recomendações A discussão levantada ainda é incipiente, quiçá sua abordagem no processo formativo dos profissionais de saúde. Ousa-se inferir, a partir da prática profissional na assistência, gestão e ensino dos autores, que este conteúdo é pouco abordado nos currículos em saúde, assim como nas estratégias de educação permanente. Adita-se o fato da parca literatura encontrada sobre o binômio formação paliativista-atenção básica no campo da pesquisa.
|