Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13w - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 2

26041 - UNIVERSIDADE DAS CRIANÇAS: DIÁLOGO E EMPODERAMENTO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
HELENA D`ÁVILA LEMOS GONTIJO - PUC MINAS, DÉBORA D`ÁVILA REIS - UFMG


Período de Realização
O projeto foi realizado entre março e dezembro de 2015 no Centro de Artesanato Salão do Encontro, Betim, MG.


Objeto da Experiência
Ações e modelo para divulgação científica e educação em saúde no projeto de extensão universitária intitulado Universidade das Crianças.


Objetivos
Pretendemos fazer um relato crítico das práticas no projeto Universidade das Crianças. Inspirados na Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, criamos um modo de se trabalhar com crianças, que será aqui analisado enquanto proposta de educação para a saúde pautada pelo diálogo e pelo empoderamento.


Metodologia
As práticas e o modo de se trabalhar no projeto Universidade das Crianças foram desenvolvidos a partir de uma concepção de educação em saúde mais crítica e participativa, pautadas na aprendizagem por livre escolha, que foge aos modelos tradicionais onde se enfatiza a mera transmissão de informações. Perguntas sobre o corpo apresentadas por crianças, filhas(os) de artesãos do Salão do Encontro, funcionavam como gatilho inicial para os encontros, que prezavam pelo diálogo e protagonismo.


Resultados
Cerca de 220 crianças de 9 a 14 anos apresentaram perguntas e participaram das atividades. As perguntas que recebemos sobre o corpo e suas relações com o meio, na sua grande maioria versavam sobre o tema “sexo, sexualidade e diferença de gênero” e também sobre questões subjetivas que trouxeram um pouco da história do meio no qual as crianças estavam inseridas.


Análise Crítica
Tendo como conceito de empoderamento (empowerment) aquele relacionado à autonomia individual, ou seja, à capacidade do indivíduo de decidir sobre questões que lhe dizem respeito, pudemos observar que o modelo dialógico aqui utilizado pareceu se adequar ao objetivo proposto. Ainda dentro da nossa crença de que “cuidamos bem apenas daquilo que conhecemos e entendemos”, consideramos ter cummprido o nosso objetivo.


Conclusões e/ou Recomendações
Fomos desafiadas a sair do lugar de meras transmissoras de informação para praticar a escuta e a humildade. Os resultados são promissores: criança empoderada divide o saber sobre saúde com quem faz parte da sua sua história (familiares, professores, colegas). Recomendamos esse modelo de divulgação do conhecimento, onde a criança é reconhecida como agente base na fundação de uma estrutura mais acessível e sólida na promoção e prevenção da saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360