Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13w - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 2

24050 - A DESCOBERTA DA HORTICULTURA COMUNITÁRIA NA PRÁTICA INTEGRATIVA EM SAÚDE: RELATO E POSSIBILIDADES
JANAÍNA DE OLIVEIRA TERRA - UFRGS, LUIZA FIGUEIREDO FARIAS - UFRGS, DILMAR XAVIER DA PAIXÃO - UFRGS


Período de Realização
O período desta experiência é o ano de 2017,como ensino, pesquisa e extensão universitária.



Objeto da Experiência
Relato de experiências vividas em comunidade e com profissionais de Estratégia de Saúde da Família, com espaços interativos e grupos coletivos.



Objetivos
Relatar experiências do convívio em campo de estágio acadêmico com a comunidade do Centro Orfanotrófio 1 e equipe da ESF Osmar Freitas, em Porto Alegre-RS, em torno do Horto Comunitário assumido pela população e plantado em espaço público.



Metodologia
Contatos prévios com a população, encontros vivenciais proporcionados pelo Núcleo de Estudos em Saúde/UFRGS/CNPq e atividades práticas de semeadura, plantação e colheita oportunizaram conhecimentos teóricos e práticos, acerca de ações profissionais em saúde como prática Integrativa com foco na horticultura comunitária urbana e suas inter-relações com outros saberes técnicos e populares, inclusive reunindo estudantes e suas monitoras do ensino fundamental.



Resultados
Durante as vivências, foi-nos possível notar que a horticultura comunitária pode ser promotora da saúde individual e coletiva, motivar participações e ser instrumento de integração nos processos de desenvolvimento sustentável das pessoas com o meio ambiente eutrófico. Estudos teóricos e observacionais provam que a horticultura comunitária urbana é estratégia viável de integração, implantação e/ou implementação dos hortos como práticas integrativas em saúde.


Análise Crítica
O horto comunitário pode se constituir em laço forte da comunidade com os profissionais de saúde e de educação. Nessa união, várias descobertas podem ser compartilhadas entre os profissionais e a população, sendo fundamental que informações e conhecimentos sejam acessíveis aos acadêmicos e estudantes que, em contato com essas vivências, aprenderão e serão estimulados a atuarem em equipe, na coletividade e com a população.


Conclusões e/ou Recomendações
Vivenciar e descobrir a horticultura comunitária como prática integrativa em saúde é possibilidade a ser motivada na formação de profissionais, pelos valores que estimulam o senso crítico diante do conservadorismo hospitalocêntrico ainda forte nas universidades e que, no cenário das práticas coletivizadas, surgem além da cultura do cuidado, como forma, inclusive, de fortalecimento do SUS e da saúde pública brasileira.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360