29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13w - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 2 |
23718 - GRUPO DE IDOSOS: AÇÕES COMPARTILHADAS ENTRE NUTRIÇÃO E ENFERMAGEM GEORDANY ROSE DE OLIVEIRA - UNIFOR, NATALIA SALES CARVALHO - UNIFOR, DANIELLE TEIXEIRA QUEIROZ - UNIFOR, ANTONIA KAROLINE ARAUJO OLIVEIRA - UNIFOR, MARILENE ALVES OLIVEIRA GUANABARA - UNIFOR, HERLA MARIA FURTADO JORGE - UFPI
Período de Realização Os encontros aconteceram entre os meses de março a maio de 2017
Objeto da Experiência Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido pelas turmas de estágio em Saúde Coletiva de Nutrição e Enfermagem da Universidade de Fortaleza.
Objetivos Relatar a experiência da prática de trabalho desenvolvido na Atenção Primária em equipe interdisciplinar (Agentes Comunitários de Saúde, Nutricionista, Enfermeira, estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem) como um ponto de encontro de distintos saberes da área de Saúde Coletiva.
Metodologia Foram realizados seis encontros quinzenais, onde eram abordados temas relacionados ao processo saúde-doença. Os temas foram: prevenção de quedas e mal de Alzheimer; mitos na alimentação; hipertensão e diabetes; testando a memória; culinária: misturando sucos com vegetais; arraiá junino. A avaliação das experiências em cada encontro dava-se mediante uma roda de conversa, com a presença de todos os profissionais envolvidos, momento de reflexão e organização dos próximos encontros.
Resultados As atividades apresentaram resultados positivos ao longo dos encontros, sendo cada um de grande aprendizado para todos, sejam docentes, discentes, idosos e ACS. Foi utilizado metodologias ativas, lúdicas e que fossem interativas, buscando promover qualidade de vida a esse grupo. As rodas de conversa, favoreciam a discussão sobre as dinâmicas realizadas e a forma de condução dos facilitadores, o que gerava reflexão e críticas sobre a vivência do trabalho de forma interdisciplinar.
Análise Crítica As práticas dos grupos em saúde funcionam como importante recurso no cuidado aos usuários da Atenção Básica, propiciando trocas de experiências e de saberes, além de favorecer o empoderamento, a autonomia, a participação e a corresponsabilização dos usuários frente a sua própria saúde. Também favorecem ao aprendizado de que “fazer crítica” e “receber crítica” de forma adequada é um aprendizado coletivo que deve ser estimulado, proporcionando um aprendizado interdisciplinar.
Conclusões e/ou Recomendações Possibilitou um espaço de troca, saberes compartilhados, fortalecimento do trabalho em equipe e da interdisciplinaridade, construção de vínculo e afeto, corresponsabilização e autocuidado. Percebeu-se que os idosos viam o grupo como um espaço de acolhida e escuta. Do ponto de vista da docência, despertou-se nos discentes a autonomia, a vivência da formação de um grupo, os desafios encontrados, além de fortalecer a tríade serviço-ensino-comunidade.
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