29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13w - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 2 |
23184 - EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA SAÚDE E CUIDADO HUMANO CIBELI DE SOUZA PRATES - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA, ANTÔNIO CARLOS BURLAMAQUE-NETO - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA, JAQUELINE DE OLIVEIRA RODRIGUES SCHULTZ - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA, LUIZ FERNANDO LOPES SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA
Período de Realização O Programa de Extensão existe desde 2008, mas desenvolve atividades de forma contínua.
Objeto da Experiência Desenvolvido pelo Centro Universitário Metodista IPA/RS, realiza atividades para a comunidade interna (alunos, professores e colaboradores) e externa.
Objetivos Relatar as experiências das ações de educação em saúde desenvolvidas pelo Programa de Extensão Saúde e Cuidado Humano do Centro Universitário Metodista IPA de Porto Alegre/RS.
Metodologia A proposta é possibilitar aos estudantes e professores, numa perspectiva interdisciplinar, o encontro real e cotidiano com situações que exigem cuidado, reflexão, ação, intervenção e planejamento para resolução de problemas. Dentre as atividades desenvolvidas pelo programa podemos citar: campanhas de vacinação e de doação de medula óssea; cursos de extensão e oficinas; atividades em escolas; mutirões da saúde e Dia da Responsabilidade Social; Tendas da Saúde; elaboração de material didático.
Resultados Os temas das Tendas da Saúde são escolhidos conforme as datas significativas do nosso calendário, como por exemplo, em março o Dia Internacional da Mulher; em abril o Dia Mundial da Saúde, e assim consecutivamente. As ações de extensão deste programa ampliam os espaços de formação acadêmica, reafirmando o compromisso social assumido pelo IPA que tem como sua referência prioritária a garantia de ações de promoção e prevenção da vida e de inclusão social.
Análise Crítica As instituições de ensino são locais privilegiados para o desenvolvimento de ações que visam identificar carências da comunidade interna e externa, contribuindo com conhecimentos essenciais para promover saúde e cultivar comportamentos que possibilitem o bem-estar coletivo e individual. A extensão deve ser um processo educativo e científico, que produz conhecimento e viabiliza a relação entre a sociedade e a universidade, que identifica as demandas e promove medidas de educação em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A educação e a saúde são espaços de produção e de aplicação dos saberes destinados ao desenvolvimento humano. Há uma interseção entre estes dois campos, seja em qualquer nível de atenção à saúde, ou na construção de saberes e práticas pelos profissionais de saúde. Assim, é relevante um esforço coletivo que contemple estratégias de saúde voltadas para as subjetividades dos indivíduos, como forma de buscar a prevenção e a manutenção da saúde.
|