29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13v - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 3 |
28036 - VER-SUS CARIRI 2018 PAULA RADAMECY SOTER DE OLIVEIRA - SECRETARIA DE SAÚDE DO CRATO-CE, KARINA CRISTINA DOS SANTOS - UFCA, ERIKA ROMENIA FORMIGA DE SOUZA - SECRETARIA DE SAÚDE DO CRATO, JOÃO PAULO XAVIER SILVA - URCA, LARISSA LIMA BARROS - UFCA, EMILE SAMPAIO CORDEIRO - UFCA
Período de Realização O estágio de vivência no SUS VER-SUS Cariri foi realizado entre os dias 07 e 15 de janeiro de 2018
Objeto da Experiência Utilizar o cotidiano de trabalho dos serviços de saúde do Cariri-CE como espaço de aprendizagem para acadêmicos conhecerem a realidade do SUS local.
Objetivos Refletir sobre as fragilidades e potencialidades enfrentadas pelos profissionais e usuários do SUS na região do Cariri-CE de forma interdisciplinar e coletiva; Reafirmar a saúde como direito social, fortalecendo uma consciência sanitária; Aproximar os participantes à realidade do SUS.
Metodologia A imersão na realidade do SUS possibilitou uma metodologia ativa de aprendizagem baseada na análise da vivência transdisciplinar nos diferentes cenários de saúde, permitindo aos versusianos uma construção de saber coletivo a partir da visão de acadêmicos de cursos distintos dentro da mesma realidade de observação, reflexão e discussão do seu papel enquanto agente construtor e transformador das práticas sociais.
Resultados O projeto foi idealizado a fim de proporcionar um espaço de aprendizagem no cotidiano de trabalho e em locais de práticas integrativas e comunitárias voltadas à saúde, dentro do eixo temático Promoção da integração ensino-serviço-comunidade do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) SaúdeGraduaSUS, que está sendo desenvolvido entre as universidades URCA, UFCA e a Secretária de Saúde do Crato. Pelo contato diário e avaliação dos portfólios observa-se que os objetivos propostos foram alcançados.
Análise Crítica O VER-SUS Cariri propôs uma aproximação dos futuros profissionais a realidade organizacional e gestora do SUS e as práticas de educação popular em saúde, tendo em vista o acompanhamento aos locais de vivência e aos momentos noturnos de socialização e também, da leitura do portfólio pós-vivencia da experiência individual dos 21 viventes e 3 facilitadores do processo conclui-se que foi contemplado aquilo proposto pela vivência.
Conclusões e/ou Recomendações Os espaços de vivência foram diversificados e propiciaram ferramentas para discussão, reflexão e construção de conhecimento a partir do enfoque na multidisciplinaridade e na integralidade do cuidado. Oportunizou-se aos futuros profissionais um contato real com as potencialidades e fragilidades do sistema, possibilitando o comprometimento com a transformação da realidade. Sugere-se que o VER SUS assuma um caráter de permanência na região.
|