29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13v - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 3 |
27868 - INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA VER-SUS GLAUCIA DIAS DOS SANTOS, - UNIPAMPA, JAQUELINE DE SOUZA - FSG, MARIA EDUARDA GONÇALVES RAMON - FSG, NATHIELE APARECIDA DA SILVA - UDESC, FABRICIUS CORRÊA - UCS
Período de Realização A vivência ocorreu durante os dias 19 a 25 de fevereiro de 2018 no município de Caxias do Sul/RS.
Objeto da Experiência Relatar a experiência sobre a vivência no VER-SUS - Caxias do Sul 2018, sob a visão interdisciplinar na formação acadêmica dos profissionais da saúde.
Objetivos Afirmar a importância da integração das profissões possibilitando interação de uma maneira complementar que possibilita a formulação de um saber critico-reflexivo, proporcionando um dialogo construtivo entre as profissões, qualificando o serviço em saúde.
Metodologia A vivência durou 7 dias, o grupo foi constituído por 12 viventes e 2 facilitadores, os quais são acadêmicos dos cursos de assistência social, biomedicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e medicina. Foram realizadas 19 visitas técnicas as redes de saúde do município, dinâmicas, palestras e discussões entre os participantes.
Resultados As contribuições da equipe interdisciplinar visam uma abordagem integrada, exigindo dos profissionais da saúde flexibilidade e cooperação para qualificar a assistência em saúde. Foi possível perceber que algumas equipes estão dispostas desta maneira, porém nota-se que é difícil trabalhar interdisciplinarmente pois, em muitas profissões ainda existem disputas individualistas, porém a maioria dos profissionais já possuem uma visão voltada para a amplitude do ser humano.
Análise Crítica A saúde coletiva é um campo de estudo e ação multidisciplinar, que visa uma abordagem coletiva e integralizada do usuário, quanto as necessidades reais de saúde. A influência do modelo fragmentado na formação acadêmica, dificulta o trabalho em equipe multiprofissional e mais integrador em saúde. Sendo o VER-SUS uma potente ferramenta de transformação de ideias, desconstruindo e reconstruindo os conceitos de saúde pública, estimulando os participantes a refletir da importância do trabalho em equipe integralizado.
Conclusões e/ou Recomendações Esta vivência permitiu um maior aprendizado em relação ao SUS e os diversos serviços que ele engloba, sendo de extrema importância para formação acadêmica e profissional, pois nos deparamos com diferentes meios e realidades da saúde publica brasileira. Os acadêmicos identificam que esta experiência contribuiu para o trabalho interdisciplinar, constituindo um espaço de ensino-aprendizagem, agregando o conhecimento teórico com a vivência prática.
|