29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13v - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 3 |
27570 - EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: UM RELATO DAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DO CURSO NO INTERIOR DO CEARÁ RÉGIA CARLA NOGUEIRA TORRES GOMES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ALICE MARIA CORREIA PEQUENO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FRANCISCA DIANA DA SILVA NEGREIROS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, RIANNA NARGILLA SILVA NOBRE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, IRIADÉLIA SORAYA RIBEIRO RABELO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ALINE BRAÚNA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, VERINEIDA SOUSA LIMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MARIANA MONTEIRO PEREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Período de Realização Estudo realizado de janeiro a fevereiro/2018 no curso Educação Popular em Saúde em Banabuiú-Ceará.
Objeto da Experiência Experiências realizadas no curso de educação popular em saúde
Objetivos Geral: Relatar as experiências de aprendizagem do curso em educação popular em saúde. Específicos: Esquematizar as estratégias pedagógicas do curso do primeiro ao quinto encontro, apreciar as experiências emitindo juízo de valor sobre os impactos do processo de ensino aprendizagem do grupo.
Metodologia Relato de experiência a partir da participação e apreciação como aluna no curso em educação popular em saúde. As experiências foram relatadas de acordo com o esquema de estratégias pedagógicas com 3 eixos por meio de temas: 1 Proposta pedagógica do curso, 2 Identidade de Classe dos Trabalhadores da Saúde, 3 Possibilidade Teórico-Metodológica nos processos de trabalho, 4 Os princípios da política de educação popular, 5 Direito à saúde e promoção da equidade no SUS.
Resultados As experiências de aprendizagem têm sido diversas e avaliadas com inovadoras e integrativas: Através da esquematização por eixo temático destacam-se: sistematização de experiências, círculos de cultura, feira de etnias e diversidade cultural, cordéis, rimas e poesias, mapas conceituais, teatro educação. Todas foram organizadas e apreciadas como fundamentais para o desenvolvimento das necessidades populares.
Análise Crítica O curso de educação popular em saúde tem causado impacto nas práticas de trabalho dos profissionais participantes, proporcionando um olhar ampliado sobre seu território, com uma atuação pautada nos princípios do SUS, proporcionando melhorias na integração das equipes de atenção primária em saúde, agentes comunitários, agentes de vigilância em saúde e demais atores do SUS. Sobretudo, proporcionando o protagonismo popular nos processos de trabalho.
Conclusões e/ou Recomendações Considera-se a educação popular em saúde uma política rica e relevante na educação em saúde. O curso é uma ferramenta para implantação da política no município e, apenas em 5 dos 17 encontros, tem causado uma mudança significativa no comportamento dos profissionais participantes, tanto no âmbito da sua prática como no âmbito da criticidade e, reflexão-ação, isto é, num fazer pautado em princípios que contemplam o usuário em sua integralidade.
|