29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13v - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 3 |
27145 - IMERSÃO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA CIDADE DE MARABÁ – PÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA VER-SUS GESIANE CAVALCANTE NASCIMENTO - UNIFESSPA, LETICIA DIAS LIMA JEDLICKA - UNIFESSPA
Período de Realização O VER-SUS Marabá, versão pioneira, ocorreu no primeiro semestre, nos dias 13 a 19 de janeiro de 2018
Objeto da Experiência Imersão teórica, prática e vivencial por discentes de diferentes cursos na realidade do SUS abrangendo os processos administrativos organizacionais.
Objetivos Contribuir para qualificação de futuros profissionais, aproxima-los de diversas vertentes de complexidades sobre a realidade do SUS. Proporcionando formação de atores sociais ativos no sistema de saúde, comprometidos eticamente de acordo com as particularidades e necessidades da saúde pública local.
Metodologia Selecionou-se 36 discentes, entre viventes e facilitadores, oriundos de 5 Estados brasileiros e de 14 Universidades, foram divididos em grupos que durante o dia eram imersos em diferentes serviços de saúde e a noite discutiam as vivencias e participavam de outras atividades. Para enriquecer a experiência além dos serviços de vigilância, de atenção (de baixa, média e de alta complexidade) também foram visitadas organizações não governamentais, movimentos populares e sociais e aldeia Indígena.
Resultados : Através do contato com serviços de saúde do município os discentes foram impactos e sensibilizados com o cotidiano e a realidade enfrentada na região. Viventes e facilitadores desconstruíram e reconstruíram seus conceitos sobre o sistema público de saúde, baseados em suas próprias novas experiências e puderam perceber a importância de participar e contribuir com serviços de saúde. Finalizando, foi elaborada e apresentada uma devolutiva do discentes para um representante dos serviços de saúde.
Análise Crítica Vivencia e estagio na realidade do sistema único de saúde, nos possibilita agregar experiências diferenciadas, com pessoas de várias regiões do Brasil. Disseminando conhecimentos, ampliando assim o conceito de saúde. Trouxe uma nova percepção, quanto a importância da integralidade, pertinente a garantia de acesso aos serviços e ações, quando se fala a respeito do cuidado a saúde. Seja na atenção primaria, seja na humanização, no ambiente profissional, no processo de cuidar ou escutar o outro.
Conclusões e/ou Recomendações O VerSUS proporciona, viver de perto a realidade do sistema único de saúde (SUS), é imprescindível o funcionamento desta assistência para população brasileira. O Estágio de vivencia, nos faz ultrapassar barreiras, e (RE) construir soluções. Visa, disseminação e o fortalecimento de futuros militantes juntos pelo SUS. É notório, que é um divisor de aguas, para a formação de futuros profissionais, na luta de um sistema com serviços de fidedigno.
|