29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13v - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 3 |
24986 - VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PET-SAÚDE/GRADUASUS CAMILA TEIXEIRA VAZ - UFJF/GV, LUIS HENRIQUE GOMES NEVES - UFJF/GV, DENISE CRISTINA CARDOSO FERREIRA - UFJF/GV, RENATO MENDES GOMES DE OLIVEIRA - UFJF/GV, REBECA LEITE CARDOSO - UFJF/GV, LORENA CUNHA AMARAL - SMS/GV, CRISTIANE DE OLIVEIRA JAEGER - SMS/GV, LUCIANA DE CÁSSIA CARDOSO - UFJF/GV, ÉRICA CESÁRIO DEFILIPO - UFJF/GV
Período de Realização As atividades relatadas foram vivenciadas no período entre maio de 2016 e maio de 2017.
Objeto da Experiência Contribuir para a formação de profissionais de saúde adequado às necessidades e políticas de saúde e fomentar a articulação ensino-serviço-comunidade.
Objetivos Relatar a experiência vivenciada por quatro estudantes do curso de graduação em Fisioterapia da UFJF/GV durante as atividades desenvolvidas no PET-Saúde/GraduaSUS, nos 12 meses iniciais do projeto, realizado no município de Governador Valadares, Minas Gerais.
Metodologia As atividades foram desenvolvidas em uma Estratégia Saúde da Família do município. O grupo elaborou do Diagnóstico Situacional, por meio de observações do cotidiano na unidade e entrevistas semiestruturadas com profissionais e usuários, a fim de identificar possíveis problemas a serem trabalhados. O Planejamento Estratégico Situacional foi realizado para eleger um problema, que foi: a falta de conhecimento sobre o funcionamento da APS e do SUS, por parte dos profissionais e dos usuários.
Resultados O grupo elaborou um projeto de intervenção que consistiu: de capacitação dos profissionais da unidade; e de educação em saúde dos usuários. Para a capacitação dos profissionais, foi realizada uma palestra com uma Psicóloga integrante do NASF. Para o processo de educação em saúde dos usuários, foram realizadas salas de espera e visitas domiciliares, onde era explicado o papel norteador e organizador da APS no sistema. Nesses momentos, também foi entregue um folder explicativo sobre o tema.
Análise Crítica O processo de aprendizagem, empoderamento e mudança da percepção acerca do papel da APS e do SUS, é um processo que requer tempo, pois passa por uma adaptação na dinâmica de acolhimento e abordagem da população, além da transformação cultural e da perspectiva dos envolvidos. Porém, foi possível observar resultados positivos, quer nos discursos dos profissionais para com a população, quer na cobrança da comunidade sobre os serviços pertinentes à APS.
Conclusões e/ou Recomendações O PET-Saúde/GraduaSUS produziu um aprendizado sistemático e efetivo dos estudantes. As experiências adquiridas trouxeram um esclarecimento sobre o que é a promoção à saúde, paradigmas e possíveis resoluções dos entraves encontrados na APS. Essas experiências, colaboraram para a formação profissional de cada estudante, baseado no pensamento crítico, reflexivo, deliberativo e fundamentado na humanização e na educação em saúde.
|