Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13v - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 3

23488 - VERSUS E PET-SAÚDE/GRADUASUS - VIVÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA EM SAÚDE
JÉSSICA DA SILVA MARINHO - UFT, LISANDRA LUSTOZA FERRO - UFT, MARYANA ZANON DA SILVA - UFT, MILENA ALVES DE CARVALHO COSTA - FUNDAÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE PALMAS


Período de Realização
Fevereiro de 2018.


Objeto da Experiência
Relatar a troca de impressões, opiniões e concepções sobre a formação profissional e vivência no SUS em Palmas-TO.


Objetivos
Apresentar o registro sobre as reflexões acerca da educação em saúde na perspectiva do discente, preceptor e tutor do PET, a partir da vivência oferecida pelo VERSUS, tendo em vista a formação em saúde e a prática profissional, realizado pela Liga Acadêmica de Educação em Saúde - LAES.


Metodologia
Relato a partir de falas e reflexões geradas na roda de conversa Integração ensino-serviço-comunidade: vivências, realidades e formação em saúde, ocorrida dia 06 de fevereiro. 09 estudantes, viventes, comissão organizadora e facilitadores, falaram sobre o impacto do VERSUS para formação em saúde. Integrantes do PET também apontaram suas impressões, opiniões e concepções sobre o tema. Falas e apontamentos foram registrados pela LAES.


Resultados
“A faculdade apresenta a prática no estágio, mas a vivência possibilita ver além da técnica”; “A fala de vocês serve para que possamos refletir sobre nossas práticas”; “Quem são os que se encontram à margem? Como combater essa iniquidade?”. Trabalho multiprofissional e interdisciplinar, olhar holístico, reconhecer os DSS e reconhecer as limitações das formações profissional. Principal reflexão: o usuário é protagonista do fazer saúde, os profissionais, mediadores.


Análise Crítica
As reflexões possibilitaram ver a necessidade de promover mudanças na formação de futuros profissionais da saúde, como a realização de vivências antes do estágio profissional, a revisão de conteúdos e disciplinas, mais próximas da realidade prática. A educação em saúde, métodos, práticas, estratégias, deve promover a formação crítica. Vivenciar o SUS, integrar o ensino o serviço e comunidade contribui para desconstruir e reconstruir conceitos, ampliando a visão e possibilidades de atuação.


Conclusões e/ou Recomendações
A imersão no SUS não são visitas técnicas: trata-se do reconhecimento e aproximação do sistema e da população. Deve ser valorizada e promovida como parte da formação obrigatória. Promover capacidade técnica, crítica-reflexiva para atuação no SUS e a superação do modelo hegemônico deve ser o papel dos cursos. Programas como VERSUS e PET têm papel fundamental para ampliação da capacidade crítica de estudantes, professores e profissionais do SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360