29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13v - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 3 |
21708 - PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA DISCIPLINA DE SAÚDE COLETIVA SOBRE A APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ACADÊMICOS NAS VIVÊNCIAS PRÁ GLAUCIRENE SIEBRA MOURA FERREIRA - UECE, PAULA FRASSINETTI CASTELO BRANCO CAMURÇA FERNANDES - UECE, JOSÉ REGINALDO PINTO - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA, GERALDO BEZERRA DA SILVA JÚNIOR - UNIFOR, FRANCISCO IVANILDO SALES FERREIRA - FACULDADE NOVO TEMPO DE ITAPIPOCA, LOURDES CLAUDÊNIA AGUIAR VASCONCELOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA, IVO BRADLEY MOURA FERREIRA - UFC, JÂNDER MAGALHÃES TÔRRES - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA, PACIOLO MONTINI COSTA OLIVEIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA, VANESSA MESQUITA RAMOS - FACULDADE NOVO TEMPO DE ITAPIPOCA
Apresentação/Introdução A avaliação formativa torna-se parte do processo que possibilita verificar o resultado final da construção de competências e habilidades significativas por parte do discente e do professor. A formação em saúde permite que acadêmico vivencie a prática assistencial, compartilhe conhecimentos, formule indagações e proponha soluções para os problemas encontrados, tornando-o crítico e reflexivo.
Objetivos Verificar a percepção dos docentes da disciplina de saúde coletiva sobre a aplicação de instrumentos para avaliar o desempenho dos acadêmicos nos campos de prática.
Metodologia Pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa. O trabalho emergiu por meio da aplicação de um instrumento que avaliava o desempenho dos acadêmicos em campo de prática. Os participantes foram quatro docentes da disciplina de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem do Centro Universitário Inta (UNINTA), localizado em Sobral, noroeste do Estado do Ceará. A coleta ocorreu durante o mês de fevereiro de 2016. Para a análise das informações foi utilizada a análise temática de Minayo. Obtiveram-se duas categorias: 1) Validação do instrumento pelo curso, 2) Pertinência do instrumento para os próximos processos avaliativos. A pesquisa recebeu aprovação do comitê de ética com o número 1.345.539.
Resultados Foi pontuado que o instrumento podia ser validado porque mensurava o desempenho real das atividades executadas pelos acadêmicos em campo. De acordo com a fala dos docentes investigados observou-se a unanimidade das respostas: O instrumento permitiu que os critérios de avaliação das habilidades apreendidas nas aulas teóricas e critérios de avaliação comportamental dos acadêmicos fossem bem mensurados.Ao indagar sobre a pertinência e continuidade da utilização do instrumento para turmas vindouras foi encontrado as respostas a seguir: O instrumento é importante porque antes não existiam critérios definidos para a avaliação qualitativa. Por esse motivo, ele poderá ser aplicado continuamente.
Conclusões/Considerações O instrumento de avaliação possibilitou atender às especificidades e individualidade dos acadêmicos, trazendo contribuições significativas para o processo avaliativo das vivências práticas da disciplina de saúde coletiva. O relato dos docentes enfatizou que havia dificuldades nas avaliações quantitativas e este instrumento permitiu uma avaliação melhor dos acadêmicos.
|