29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13u - Produção de processos e materiais educativos |
26697 - PORTFÓLIO DO EDUCANDO EM SAÚDE: CONSTRUINDO CAMINHOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CAMILA MARQUES DA SILVA OLIVEIRA - UECE, ÉRICA DE CASTRO DUARTE - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, GLAUCILANDIA PEREIRA NUNES - UECE, KATHERINE JERONIMO LIMA - UECE
Período de Realização De agosto a novembro/2017, para capacitação de facilitadores em aprendizagem significativa no SUS.
Objeto da Experiência O portfólio como ferramenta de avaliação na educação e estratégia que potencializa a reflexividade, com vistas a emancipação dos sujeitos em formação.
Objetivos Este trabalho de pesquisa procurou relatar a experiência acerca do uso do portfólio reflexivo como ferramenta avaliativa e promotora da autonomia do educando, como sujeito corresponsável pela aprendizagem, em um curso de aprendizagem significativa para formação de educadores em serviço para o SUS.
Metodologia Em nosso curso, que faz parte do programa de educação permanente em saúde, o portfólio foi introduzido no currículo como proposta metodológica de ensino-aprendizagem ativa. O portfólio tem funcionamento garantido como instrumento de registro de memória, sentimentos, planejamentos, autoavaliação, avaliação e desenvolvimento da capacidade reflexiva do educando em sua caminhada de aprendizado. Proposta metodológica de avaliação do ensino para o serviço, em atividades de prática, em contextos reais.
Resultados O educando não dispôs de fórmula padronizada de construção do portfólio, pois seu conteúdo foi produzido individualmente e reflete suas impressões sobre o percurso de aprendizagem. Estratégias de problematização, reflexão e construção de sínteses explicativas favoreceram a construção do conhecimento porque permitiram a associação de conhecimentos prévios, com observação crítica da realidade, e a busca por bases de dados científicos para aprimorar a avaliação em educação permanente em saúde.
Análise Crítica No atual contexto que suscita mudança do ensino em saúde, especialmente no âmbito de adoção das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, almeja-se que a avaliação deixe de ser mero espaço para o exercício de poder para se tornar um instrumento de promoção da emancipação humana. Promover a formação de sujeitos críticos, reflexivos e com eficaz capacidade de auto-avaliação de seu percurso de aprendizagem é algo que valoriza sobremaneira a estratégia do portfólio.
Conclusões e/ou Recomendações O portfólio é forma de avaliação que caminha pela crítica e reflexividade. A reflexão, porém, é exercício trabalhoso e somente será realizada pelos estudantes se estes forem estimulados a praticá-la. Sugerimos, ao implementar o portfólio, considerar a criação de ambiente favorável de aprendizagem, para promover suporte efetivo do educador, realizar avaliação formativa a partir do portfólio e introduzir o portfólio logo no início da formação.
|