29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13u - Produção de processos e materiais educativos |
26469 - DIVULGA SAÚDE COLETIVA: UMA ESTRATÉGIA PARA O (RE)CONHECIMENTO DESTE “NOVO” PROFISSIONAL HENRIQUE DA SILVA DOMINGUES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, ANA PAULA CAPPELARI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, NATÁLIA SILVA PIRES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, ROSANE MACHADO ROLLO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, CRISTIANNE MARIA FAMER ROCHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Período de Realização O Projeto de Extensão “Divulga Saúde Coletiva” foi realizado no período de 2014 a 2017.
Objeto da Experiência Relatar a experiência do Projeto “Divulga Saúde Coletiva”, para apresentar o “novo” profissional junto a gestores da área da saúde e relacionadas.
Objetivos Apresentar e divulgar o Bacharel em Saúde Coletiva (BSC) a gestores e trabalhadores da área da saúde e áreas relacionadas, a fim de articular espaços de atuação deste profissional de forma interdisciplinar e integrada, com foco na equidade e integralidade em saúde.
Metodologia Foram realizadas atividades (planejamento, comunicação e avaliação) pelo grupo de trabalho (discentes e egressos), em conjunto com uma docente do Curso de Saúde Coletiva/UFRGS. Os participantes se reuniam semanalmente para realizar mapeamento de serviços que o Bacharel poderia atuar, fomentar discussões reflexivas e verificar as melhores propostas de intervenções. Foram elaborados materiais visuais e apresentações para diferentes serviços e instituições.
Resultados A equipe realizou, durante a execução do Projeto, visitas, contatos, articulações, produção de materiais, entre outras atividades, que buscaram a inserção do BSC em serviços de saúde e áreas correlatas, públicas e privadas. Foram também realizadas parcerias com setores da própria Universidade para o alcance dos objetivos pretendidos.
Análise Crítica A inserção do BSC busca responder às necessidades de bens e serviços em saúde da sociedade, considerando suas pluralidades e especificidades. Além das atividades de apresentação do profissional, o grupo realizava um movimento reflexivo e crítico de temas atuais e relevantes à formação. Os participantes, comprometidos com a qualidade da atenção à saúde no Brasil, demonstraram protagonismo na apresentação de habilidades profissionais e diretrizes de formação embasadas nos princípios do SUS.
Conclusões e/ou Recomendações Desenvolver atividades para a inserção do BSC, profissão inovadora na área da saúde, não foi/é uma tarefa fácil. O grupo realizou diversas atividades e ações, mas ainda há muito a fazer para se alcançar o quanto pretendido: criação de vagas de trabalho para os graduados. Ainda que, saibamos, a inserção do BSC faz-se crucial na articulação dos múltiplos fatores que determinam socialmente a saúde da população.
|