29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13u - Produção de processos e materiais educativos |
26308 - ATIVIDADE FÍSICA PARA A QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO: ABORDAGEM FREIRIANA DO CÍRCULO DE CULTURA NA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO CEARÁ RÉGIA CARLA NOGUEIRA TORRES GOMES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ALICE MARIA COREIA PEQUENO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FRANCISCA DIANA DA SILVA NEGREIROS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, RIANNA NARGILLA SILVA NOBRE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, VERINEIDA SOUSA LIMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, IRIADÉLIA SORAYA RIBEIRO RABELO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ALINE BRAÚNA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MARIANA MONTEIRO PEREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Período de Realização Estudo realizado em fevereiro/2018 no curso Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) em Banabuiú-Ceará.
Objeto da Experiência Atividade física para a qualidade de vida do idoso por meio da educação popular em saúde.
Objetivos Geral: Descrever uma ação educativa contextualizada, participativa e dialógica na temática atividade física para qualidade de vida do idoso. Específicos: Experimentar o círculo de cultura na educação em saúde, possibilitar o protagonismo popular nos processos de trabalho.
Metodologia Estudo do tipo relato de experiência e, para seu desenvolvimento adotou-se o referencial teórico-metodológico de Freire por meio do círculo de cultura, cujo itinerário de pesquisa foi composto de três fases interdependentes: Investigação Temática; Codificação/ Descodificação e Desvelamento Crítico, por meio de pesquisa participativa. O público alvo foram mulheres participantes de um programa de atividade física e promoção da saúde na cidade de Banabuiú – Ceará.
Resultados A investigação temática configurou-se em: atividade física e qualidade de vida, ser idoso, cuidados com a pessoa idosa, atenção e abandono, e programa vigente. Na codificação foram elencadas categorias síntese que expressassem problemáticas pertinentes, elegendo as principais, onde eclodiu as seguintes palavras: Saúde, Direitos, Projeto. Doravante, o desvelamento crítico foi em torno do “Projeto Vigente” levantando questionamentos que foram respondidos, coletados e apresentados separadamente.
Análise Crítica Observou-se que a sistematização progressiva do conhecimento foi confirmada através do Círculo de Cultura, possibilitando aos participantes o protagonismo para uma intervenção proativa em sua saúde e qualidade de vida. Salienta-se que esses resultados seriam mais consistentes se fossem realizados outros encontros. Os achados deste estudo revelam que a proposta emancipatória de Paulo Freire foi eficaz no conciliábulo e protagonismo popular.
Conclusões e/ou Recomendações Considera-se que o círculo de cultura privilegiou o diálogo do grupo, onde houve empoderamento de conceitos sobre atividade física, qualidade de vida, direito à saúde e ao cuidado em geral. A interação possibilitou a criticidade do grupo sobre a melhoria do acesso ao programa de saúde vigente, sua estrutura, espaço e materiais de apoio, assim como seus benefícios para a manutenção da saúde em geral e, principalmente da pessoa idosa.
|